sábado, 14 de novembro de 2020

Painéis solares blockchain

A SunSpec é aliança comercial de 100 empresas de energia solar e armazenamento abrangendo Ásia, Europa e América do Norte, incluindo Canadian Solar, LG Electronics, NexTracker, Pika Energy Generac, Q Cells Hanwha, Schneider Electric, SMA , Sonnen, Stem, SunPower, Sunrun e Tesla. Foca na tecnologia simplificada e sistema padronizado permitindo soluções “plug and play”, sem necessidade de software ou hardware adicional. Como aliança comercial de desenvolvedores, fabricantes e provedores de serviços, busca padrões de informação no setor de energia distribuída incluindo sistemas residenciais, comerciais e de utilidade, reduzindo custos, promovendo inovação e acelerando crescimento da indústria. Já a Energy Web é organização global sem fins lucrativos que acelera eletricidade de baixo carbono centrada no cliente, com potencial blockchain e descentralizado. Lançou a Energy Web Chain, plataforma blockchain pública empresarial de código aberto adaptada à necessidades regulatórias, operacionais e de mercado. A Cadeia EW ancora a tecnologia conhecida como Sistema Operacional Descentralizado da Web Energy, EW-DOS, conjunto blockchain-plus de middleware, kits de ferramentas e soluções digitais de suporte à transição de energia. Fomenta ecossistema blockchain compreendendo concessionárias, operadoras de rede, desenvolvedores de energia renovável, compradores corporativos de energia, líderes de IoT/telecomunicações. 

A SunSpec Alliance juntou-se como membro da Energy Web, parceria estratégica para co-desenvolver padrões, protocolos, soluções e certificações digitais, suportando interoperabilidade de sistema "plug & play" à tecnologias de armazenamento de energia solar, fotovoltaica e bateria. O objetivo é agilizar utilização de painéis solares dando valor aos consumidores, trabalhando na padronização de protocolos, soluções e certificações, permitindo interoperabilidade entre diferentes marcas de painéis solares. Juntos, recrutarão participantes do mercado de energia, como operadores de rede, desenvolvedores de renovável e fornecedores de recursos de energia distribuída, DER, em projetos de digitalização e integração da rede de DERs.

Moral da Nota: o New Energy Outlook da Bloomberg New Energy Finance 2019, prevê mais US$ 4,2 trilhões de investimentos em energia solar e US 843 bilhões em armazenamento de energia de bateria até 2050. Um terço da nova capacidade solar deve ser fotovoltaica distribuída, abaixo do medidor em residências e negócios. Em 2019, 115 GWdc de nova capacidade solar fotovoltaica entraram em operação no mundo, elevando a capacidade solar instalada à 627 GW. No Brasil a EWF e a AES Tietê são parceiras da empresa de inteligência energética Fohat na plataforma de comercialização blockchain de energia renovável, emitindo certificados internacionais de energia renovável I-REC comprovando origem renovável. A AES terá plataforma de comércio de energia de balcão organizado, alavancando blockchain da EWF, emitindo certificados internacionais de energia renovável, I-RECs. Um I-REC é um Certificado de Atributo de Energia representando um megawatt-hora de eletricidade de fonte renovável, reconhecido internacionalmente, permitindo empresas de fornecimento de eletricidade e usuários finais "provar" origem renovável da eletricidade gerada. O Brasil é um dos maiores emissores de I-RECs do mundo, apesar da desregulamentação envolver atritos, responde por 30% do consumo de eletricidade.