quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Shell e Usinas virtuais

A Sonnen Group, subsidiária da Royal Dutch Shell, constrói na Alemanha em parceria com a Energy Web Foundation, EWF, via blockchain do EWF, uma usina virtual, VPP. Feita de baterias para sonda em rede no nordeste da Alemanha, armazena de modo inteligente via blockchain, o excesso de energia eólica, em vez de jogá-la fora, com remuneração do serviço pago em criptomoeda. A usina virtual inclui rede distribuída de sistemas residenciais de armazenamento de energia, que absorverá o excesso de energia eólica reduzindo na Alemanha o corte de energia renovável. Em processo de encerramento de usinas a carvão e nuclear, a Alemanha emerge na produção  verde ampliando operações para atender demanda. A sazonalidade de energia e a produção de eletricidade levou ao desperdício renovável, e em 2018, o país reduziu 5,4 terra-watt-hora, TWh de energia renovável, e no primeiro trimestre de 2019 reduziu 3,2 TWh de energia eólica.

O VPP da Sonnen absorve o excesso de energia eólica e armazena em rede de "Sonnenbatteries" proprietárias da empresa, conectadas via DLT formando usina virtual com transações entre rede e Sonnen executadas através de contratos inteligentes e processadas na stablecoin Dai, DAI. A usina virtual economiza energia que seria perdida, caso de grande fluxo de energia eólica na rede com baterias da região armazenando o excesso de energia. Os sistemas de armazenamento doméstico são usados em residências particulares ao próprio suprimento de energia solar e se conectam a SonnenBatteries em rede de armazenamento distribuído e em grande escala, formando a usina virtual. Se mais energia eólica for produzida além do necessário ao consumo o VPP da Sonnen atua absorvendo a energia eólica da rede, com turbinas eólicas reguladas de modo inteligente evitando gargalo. 

Moral da Nota: a Unibright, UBT, fornecedora blockchain, em parceria Wasserkraft Mittelrhein, startup de energia alemã, construirá rede descentralizada de bóias geradoras de eletricidade via Unibright Framework. As "bóias elétricas" da Wasserkraft têm mais de 36 pés de comprimento sete toneladas de peso, gerando eletricidade para abastecer 100 famílias/ano. A Unibright fornecerá tecnologia blockchain à Wasserkraft Mittelrhein na fase atual do 'Projeto Stromboje', com instalação de 16 bóias de energia de 6,4 milhões de quilowatts-hora de eletricidade/ano. Em 2018, a Sonnen recebeu pré-qualificação do mercado de energia de controle primário do operador da rede de transporte TenneT e implementou o redispatch na Alemanha em parceira com a TenneT. A Sonnen atua nos EUA, Austrália, Itália e Grã-Bretanha com usinas de energia virtuais para diversas aplicações.