O maior banco estatal russo, Sberbank, trabalha com a S7 Airlines, companhia aérea doméstica, na introdução de sistema em blockchain de venda de bilhetes, permitindo liquidação instantânea por meio de contratos inteligentes e tokens virtuais usados em pagamentos e liquidação a clientes corporativos. O sistema blockchain reduzirá o tempo de liquidação de 10 dias para até 20 segundos, composto por conciliação, transferência de fundos e cartas, através de plataforma blockchain proprietária permitindo empresas desenvolver aplicativos e criar contratos inteligentes. A S7 Airlines colocou seu aplicativo de bilheteria blockchain na plataforma da Sberbank, sem deixar claro como a tokenização será implementada. O Sberbank agirá como proprietário da plataforma que "tokenizará dinheiro" da conta do cliente via contratos inteligentes, vinculando os tokens às “contas reais”.
O sistema de contratos inteligentes possibilita abandono do sistema de garantias e adiantamentos bancários, agilizando liquidações. Estas tecnologias são aconselháveis à empresas com grande número de operações e contratos complexos, bem como as dispostas a pagar por eles. A S7 é a primeira empresa utilizar a plataforma para liquidações com contrapartes, cujos agentes de vendas de ingressos da empresa com contas no Sberbank farão liquidações instantaneamente através de contratos inteligentes via tokens. Plataforma e a tecnologia "permitem qualquer empresa desenvolver seus aplicativos blockchain e criar contratos inteligentes", dispensando congelar o dinheiro nas contas e pagar no embarque de mercadorias ou na prestação de serviços, aumentando a movimentação de fundos e eficiência na gestão do fluxo de caixa. O novo esquema não implica em garantias bancárias e adiantamentos, o dinheiro da conta do agente é tokenizado e transferido ao vendedor conforme algoritmos registrados no contrato inteligente. O Sberbank será proprietário da plataforma de tokenização, fiador da quantia necessária de dinheiro na conta à ordem do cliente, sendo os tokens vinculados a contas reais.
Moral da Nota: a S7 Airlines, membro da aliança global de aviação Oneworld, executou em 2017 a primeira compra de passagens blockchain com o banco privado russo, Alfa-Bank, e conforme relatório da agência de criptografia ForkLog, processou pagamentos no valor de US$ 3,9 milhões de janeiro de 2019 até agora, enfatizando sucesso da plataforma em grande parte causado pela parceria com a Hyperledger Fabric. Em 2018 fez parceria com a estatal Gazprom para aplicar contratos inteligentes blockchain no abastecimento de aeronaves. Quanto ao Sberbank, relatórios sugerem que considera lançar sua moeda estável atrelada ao rublo russo.