quarta-feira, 3 de junho de 2020

Reserva de Carga

AirAsia lança blockchain para reservas de cargas através da Teleport, divisão de logística, chamado Freightchain. Trata-se da "primeira rede digital de carga aérea do mundo a operar em blockchain", permitindo transportadores reservar e confirmar instantaneamente aeronaves da AirAsia para transportar carga. A rede foi testada com carga farmacêutica enviada de Bengalori à Ulan Bator, sendo que a indisponibilidade de voos diretos obrigou passagem por Kuala Lumpur e Seul. A reserva foi confirmada em tempo real com três companhias aéreas diferentes por contrato inteligente blockchain, sendo que a Freightchain atribui conexões de carga à necessidades da cadeia de suprimentos, facilitando processamento de reservas em tempo real na cadeia. No sistema tradicional o remetente necessita perguntar manualmente a várias companhias aéreas e agentes, sobre disponibilidade de voos de conexão exigindo tempo em telefonemas e e-mails. 
Neste conceito de logística DLT, o Serviço de Alfândega da Coréia do Sul é parceiro da Samsung SDS em plataforma alfandegária blockchain. A Samsung SDS desenvolverá plataforma blockchain ao serviço alfandegário coreano, combatendo fraudes e documentos falsificados. A Samsung SDS, braço de TI da Samsung, desenvolverá plataforma blockchain baseada em Nexledger utilizada para serviços de logística alfandegária de exportação. O Nexledger é projetado para solução integrada à empresas na redução de despesas, enquanto gerencia transações financeiras digitais e troca de dados. O produto baseado na cadeia de blocos ao sistema de desembaraço aduaneiro é voltado à organizações em operações de exportação, otimizando e garantindo troca de documentos em todas etapas, desde declarações alfandegárias de mercadorias exportadas à entrega, detectando e evitando uso de documentos falsificados. Além desse acordo que envolve o Serviço Aduaneiro Coreano, 48 organizações incluindo órgãos públicos, companhias de navegação e seguros, a Samsung SDS lançou recentemenete a plataforma Cello 3.0 combinando inteligência artificial e "know-how de logística" da empresa. Lançou ainda com a Federação Coreana de Bancos, o BankSign, ferramenta de certificação blockchain para bancos. O BankSign permite clientes adquirirem certificação válida por até três anos, substituindo o atual sistema de certificação que requer renovação anual, registro e autenticação com cada banco individual.
Moral da Nota: o Fórum Econômico Mundial observou em relatório, que a tecnologia blockchain ajuda no caos global da cadeia de suprimentos. O governo sul-coreano rotula Blockchain como "oportunidade de ouro" ao país, pedindo que empresas do setor privado explorem esse potencial. Em Relatório da Fn News o vice-ministro de Estratégia e Finanças, apontou previsões positivas no desenvolvimento blockchain em mercados estrangeiros como Europa e EUA. Afirmou que o hiato de tecnologia Blockchain entre Estados Unidos, Europa e China pode ser reduzido pelo país nos próximos dois ou três anos, fortalecendo criação de mercado inicial, pedindo papel ativo no espaço daqui para frente. O governo nacional através de dois ministérios, anunciou apoio à blockchain alocando até US$ 3,2 milhões em financiamento à startups locais.