sexta-feira, 5 de junho de 2020

Conceitos Blockchain

A Blockchain se relaciona a alguns conceitos como Interoperabilidade, ou, capacidade de acesso e compartilhamento de informações entre diferentes blockchains decorrente isolamento atual das blocos. Exemplo são plataformas de pagamento como PayPal que interoperam com outros aplicativos de pagamento móvel. Outro conceito é o financiamento descentralizado chamado 'DeFi' ou, financiamento aberto, que é prestação de serviços financeiros como empréstimos, seguros, poupança, negociação e etc. Segundo o site de análise Defipulse, o valor total negociado no DeFi ultrapassou US$ 1,2 bilhão em fevereiro de 2020. O aprimoramento blockchain envolve a linguagem de modelagem de ativos digitais ou' DAML', linguagem de contrato inteligente que permite codificar com precisão contratos multipartidários à várias blockchains.
Já a Blockchain como serviço ou, BaaS, é modelo gerenciado que permite criar aplicativos blockchain e outros serviços digitais em rede distribuída. O modelo 'BaaS' fornece registro de transação auditável, um middleware (programa de mediação entre software e aplicativo) para monitorar desenvolvimento de aplicativos, uma rede, infraestruturas modulares e pré-configuradas ou gerenciamento de arquitetura de plataforma. O criptojacking decorre de conceito chamado mineração maliciosa de criptografia ou, ameaça on-line, envolvendo mineração de criptomoedas no dispositivo da vítima. O potencial da mineração de criptografia decorrente quebra de criptografia, urge soluções de monitoramento de rede. A rede Lightning Network consiste em tecnologia de segunda camada para micropagamentos instantâneos, introduzida como solução aos problemas de escalabilidade da blockchain. Pesquisa intitulada “Lightning Network: um segundo caminho à centralização da economia Bitcoin”, concluiu que a rede possui vulnerabilidades de segurança consequente centralização. Outro conceito é a Blockchain federada ou privada que exige permissão à membros da rede, por meio de votação ou aprovação prévia. Outro conceito, a rastreabilidade da cadeia de blocos, reduz produtos falsificados aumentando transparência e redefinindo negociabilidade na cadeia de suprimentos. A tecnologia DLT registra informações do produto, como origem, matérias-primas usadas etc e fabricação, permitindo consumidores usar informações  verificando autenticidade dos produtos. O CargoSmart trabalha em conjunto com a Cosco Shipping Lines e a Tesla em projeto piloto da cadeia de suprimentos blockchain.
Moral da Nota: a Blockchain está baseada em outras tecnologias requerendo habilidades no desenvolvimento de software, criptografia, programação, aplicativos web e análise de dados. A combinação de habilidades em várias áreas é desejável à medida que novos conceitos são trazidos a luz. A indústria IoT decolou e pesquisa Gartner estima que o número de dispositivos de IoT chegará a mais de 20 bilhões em 2020. A IoT vincula 'coisas', pessoas, sensores e produtos a dados como denominador comum. Existem inúmeras vulnerabilidades de segurança exploradas, sendo que as cadeias de blocos podem ser usadas para autenticar e transferir dados em um sistema de IoT sem necessidade de terceiros.