Uttar Pradesh, UP, estado indiano com 200 milhões de habitantes, expandirá a partir dos 12.500 megawatts de energia fotovoltaica instalada para atender demandas de energia. Desenvolve projeto de comércio de energia solar P2P com a Power Ledger, empresa australiana de energia blockchain, via estatal UP Power Corporation Limited e UP New and Renewable Energy Agency, lançando piloto de comércio de energia solar com primeira fase prevista para conclusão em março de 2020. A Power Ledger integrará sua plataforma blockchain com medidores inteligentes, permitindo residentes com infraestrutura solar estabelecer preços, acompanhar comércio de energia e liquidar transações excedentes através de contratos inteligentes.
A Startup australiana concluiu ainda um teste na região de Dwarka, sudoeste de Delhi, semelhante ao projeto piloto em Uttar Pradesh. O teste piloto em Dwarka visou dar aos partícipes acesso a energia mais barata e renovável, permitindo proprietários de infraestrutura solar monetizar a energia excedente. A empresa australiana e a BSES Rajdhani Power Limited (BRPL), empresa indiana de distribuição de energia, concluíram teste de negociação P2P inicialmente com 5/6 megawatts (MW) de infraestrutura existente, atendendo condomínios fechados. Moradores com infraestrutura solar no terraço venderão o excesso de energia solar à famílias vizinhas, barateando custos e permitindo proprietários de infraestrutura solar monetizar a energia excedente. A Power Ledger se associou com varejista de energia na implementação da tecnologia no sul da Austrália, permitindo agrupamento do excesso de armazenamento solar e de bateria em usina de energia virtual, controlando gerenciamento da energia.
Moral da Nota: fontes de energia renováveis enfrentam a questão do armazenamento de energia excedente e os projetos visam facilitar a pequenos produtores encontrar usuários de energia excedente, viabilizando fontes renováveis. A conclusão dos pilotos permite a Power Ledger adaptações em regulamentações agilizando o comércio de energia P2P. O Ministério da Eletrônica e Tecnologia da Informação indiano, reconhece o potencial blockchain e a necessidade de desenvolvimento de infraestrutura compartilhada em "Estrutura Nacional de Blockchain. A energia solar tem rápido crescimento nacional consequente ao menor custo global de capital por MW na instalação de usinas de energia solar, partindo dos atuais 31 gigawatts. Pesquisas da Navigant Research, empresa de consultoria e pesquisa de mercado do Colorado, avaliam que aplicações blockchain na energia crescerão anualmente 67% nos próximos 10 anos.