quinta-feira, 12 de março de 2020

Diamantes blockchain

Alrosa, Tencent e Everledger lançam o Wechat Mini Program, para tokenizar diamantes em blockchain. A russa Alrosa, maior do mundo em mineração de diamantes, tornou-se parceira da Tencent, operadora do aplicativo social chinês WeChat, em projeto de comércio eletrônico blockchain. Com a plataforma blockchain Alrosa, Everledger e Tencent, lançam um miniprograma de varejo focado em diamantes para um bilhão de usuários WeChat. As três buscam melhorias na transparência e confiança do consumidor na cadeia de suprimentos de diamantes, permitindo negócios conhecendo origem, características e histórico de propriedade.
O piloto do Mini Programa dará informações transparentes e seguras sobre diamantes no WeChat, sendo o primeiro produto a capitalizar a Everledger e seu investidor Tencent, criador do WeChat, uma das maiores plataformas de mídia social e comércio eletrônico do mundo. As empresas afirmam que o programa auxiliará fabricantes e varejistas chineses de jóias aumentar a confiança na marca, diferenciando em mercado competitivo. Os consumidores terão a vantagem no acesso a livro imutável blockchain, refletindo de modo preciso o histórico de cada diamante. Os diamantes da Alrosa terão rastreabilidade da mina ao consumidor, oferecidos como API de marca branca para fabricantes e varejistas de jóias na China que queiram oferecer ao consumidor, produtos incentivando diferenciação de marca em mercado de luxo chinês e expandindo o comércio eletrônico. Permite compra informada e segura aos consumidores, além de experiência mais integrada do usuário on-line-off-line. A Everledger, fundada em 2015, é empresa de tecnologia independente convergindo informações de ativos com tecnologias seguras, incluindo blockchain, inteligência artificial, etiquetagem inteligente e Internet das Coisas, além de possuidora de certificado ISO 27001 pelo British Assessment Bureau. 
Moral da Nota: a Alrosa em 2018 fez parceria com a KGK Diamonds e a D1 Mint, startup blockchain, para tokenizar diamantes em projeto piloto na plataforma blockchain da cadeia de suprimentos de diamantes Tracr, desenvolvida pela De Beers em conjunto com Diacore, Diarough, KGK Group, Rosy Blue NV e Venus Jewel. Tais plataformas atenuam preocupações quanto a autenticidade e status, sem conflito, dos diamantes ou pedras não extraídas em zona de guerra ou comercializadas no intuito de financiar atividades ilicitas. Estudo da De Beers informa que a indústria de diamantes está estagnada no varejo desde 2014, com gastos em jóias com diamantes estáveis em US$ 80 bilhões/ano. Estima-se que a De Beers e a Alrosa produzam metade da oferta global de diamantes.