domingo, 12 de janeiro de 2020

Davos e o Clima

O Fórum Econômico Mundial em Davos 2020, discutirá aplicação de modelos híbridos blockchain na gestão do clima, oportunidade de criar impacto social. No entanto avisam que os projetos só terão sucesso se houver governança adequada e abordagem colaborativa. Avisam que a adoção da blockchain é inevitável, apoiando inclusão e focados na racionalização da tecnologia nos vários setores, divulgando aprendizados, orientando o setor público e conhecimento da sociedade com financiamento e experimentos. Anseiam abordagem colaborativa do setor público compartilhando aprendizados e desafios e em 2020 aguardam experimentação com modelos híbridos blockchain, no setor financeiro via finanças descentralizadas ou DeFi e CBDCs ‘sintéticos’ e no setor público pela utilização de contratos inteligentes.
No entanto, o Relatório da Grand View Research, Inc., avisa que o mercado de qualidade do ar chegará a US$ 6,5 bilhões até 2025, observando que estarão no dia a dia a utilização de redes de comunicação sem fio IoT de monitoramento da qualidade do ar. Há evidências pela compensação de carbono, que avalia redução de emissões de CO2 ou outros gases estufa, que quanto mais dados IoT coletados de qualidade do ar mais padrões de contabilidade blockchain serão aplicados no gerenciamento climático, garantindo maior compensação. Já a KPMG listou 6 previsões blockchain para impulsionar sustentabilidade e com a Internet das Coisas, IoT, gerenciar mudanças climáticas em 2020. Através da IoT ou sistemas de dispositivos interrelacionados com sensores, software e conectividade de rede coletará e trocará dados, fundamental nas mudanças climáticas.  
Moral da Nota: segundo o Fórum de Davos, dispositivos IoT através de sensores, fornecerão fonte de dados históricos sobre a poluição do ar ou água. O monitoramento de recursos hídricos demonstra onde sensores IoT podem ser instalados, monitorando descargas de esgotos ou emissões em massa. Plataformas blockchain com contratos inteligentes poderão controlar redes IoT, garantindo operações, enquanto as plataformas de armazenamento blockchain armazenarão dados gravados pelos dispositivos IoT.