quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Telecomunicações

A Telefônica e a IBM colaboram no desenvolvimento de Prova de Conceito (PoC)  na tecnologia IBM blockchain, em gestão do tráfego internacional de chamadas móveis, gerenciando chamadas internacionais. Segundo a Forbes, a Telefônica sétima maior empresa de telecomunicações do mundo avaliada em US 51 bilhões, realiza negócios de comunicações em 17 países com 343 milhões de clientes. Associada a IBM simplificará processos de negócios, abordando desafios de confiabilidade e transparência das informações registradas em diferentes redes no encaminhamento das chamadas internacionais. Usará a IBM Blockchain Platform para rastrear segurança de chamadas internacionais e dados como origem, destino e duração.
A tecnologia blockchain é ideal para grandes redes de parceiros diferentes, estabelecendo registro compartilhado e imutável das transações, permitindo que partes autorizadas acessem dados confiáveis ​​em tempo real. Ao aplicar a tecnologia em processos de negócios, nova forma de comando e consentimento introduz-se no fluxo de informações capacitando parceiros colaborar e estabelecer visualização de transação, única e compartilhada, sem comprometer detalhes, privacidade ou confidencialidade. A plataforma da Telefônica aplicará blockchain na construção de rede de pares composta por operadores, provedores de serviços, fornecedores e outras partes com acesso disponível à todos os participantes da cadeia. O projeto ajuda a Companhia identificar atividades fraudulentas, abordando questões como solução de controvérsias, perda comercial por receitas não cobradas ou discrepâncias nas informações. A blockchain permitirá que operadoras gerem nova camada de confiança na Internet com base nos dados em si.
Moral da Nota: a Viettel Group, maior operadora de telecomunicações do Vietnã, tem meta de tornar-se líder em blockchain do Vietnã em cinco anos, dando pontapé incial com solução DLT melhorando gerenciamento de arquivos no setor de saúde. A LG UPlus da Coreia do Sul, quarta maior operadora de celular do país, lança serviço de pagamento internacional cruzado blockchain, em que usuários de uma operadora de telecomunicações concluem transações sem atrito nas redes de pagamento de outra.