terça-feira, 6 de agosto de 2019

Automatização da energia

Um grupo de empresas participam de plataforma blockchain para automatizar processos no setor de energia ou comércio de derivados de petróleo. O consórcio construtor da plataforma é liderado pela VAKT Global, focada na substituição da documentação em papel por contratos inteligentes pelas petroleiras, desse modo reduzir custos e risco de erros tornando mais eficientes os processos de pós-negociação. Os membros do grupo incluem a Shell, BP, a norueguesa Statoil, casas comerciais como Gunvor, Koch Supply & Trading and Mercuria e bancos como ABN Amro, ING e Societe Generale. Segundo a VAKT Global a plataforma Blockchain funciona como uma nova empresa dos membros do consórcio, gerenciada e operada como entidade independente, em que os licenciados pagam uma taxa economizando 40% na resolução pós-troca.
Compõe-se de uma "plataforma segura em Blockchain e em tempo real, gerenciando transações físicas de energia". Segundo administradores, não se trata de plataforma comercial nem de liquidação, nem havendo envolvimento de criptomoeda. Está baseada em elementos como revisão do acordo, confirmação, faturamento, contrato e logística, este, o elemento mais importante. A evolução do conceito, segundo o grupo lider, prevê para 2019 análise de barcaças ARA, mercados de água e oleodutos dos EUA.
Moral da Nota: a evolução da tecnologia blockchain está presente em quase todos os segmentos da cadeia de produção envolvendo liquidação, embarque e documentação de negociação. A passos largos nesta área emergem dois grupos, um automatizado inclusive com Tokens financeiros agilizando transferências de moedas e um outro segmento ainda submetido a proessos manuais sujeito a manipulação humana e risco de corrupção.