quarta-feira, 7 de agosto de 2019

A Shell Ventures

Grande investimento da Shell Ventures e Corporação Sumitomo na empresa LO3, revertido no desenvolvimento de plataforma blockchain viabilizando negócios descentralizados e tecnologias relacionadas a sistemas de energia, tecnologia limpa e serviços públicos. O projeto é oportuno na criação de economia circular no ramo da energia, conectando fontes, produzindo benefícios financeiros e amigáveis ao meio ambiente. A Shell sinaliza à futuro menos carbonizado, investindo em companhias inovadoras que permitam a transição energética. A eletricidade através da rede elétrica é rastreada por cadeia de blocos autorizada, identificando a fonte de energia conforme a compra. A cadeia de blocos da LO3 "Exergy" facilita acoplamento da geração de energia local entre partes, valorizando, adquirindo, armazenando e utilizando de modo mais eficiente. 
A LO3 Energy desenvolve "plataforma de energia transativa", enfrentando desse modo, o rastreamento de energia de diferentes fontes nas redes. Disponibilizará serviços de compartilhamento de energia P2P, integrando fontes distribuídas para redes de fornecimento, democratizando a indústria da energia, permitindo ao usuário realizar consumo e produção de eletricidade residencial e no trabalho. A LO3 possui aplicação móvel em que o usuário elege entre diferentes recursos de energia local qual o provetor preferencial. Tem parceria com a Kyocera, fornecedora japonesa de energia solar para testar em blockchain, usinas de energia virtual (VPP), aprimorando sua distribuição com investimentos da Braemar Energy Ventures, Centrica e Siemens.
Moral da Nota: a Shell tem um longo histórico de conscientização que combustíveis fósseis aquecem a terra. Há um quase consenso quanto a este fato, já passamos a fase da negação, da desqualificação, do lobby de convencimento e compra de vontades e chegamos a transição energética, porta de entrada à energia limpa. O mar é em sua maior parte a fonte de riqueza e poder das petroleiras, ponto nevrálgico do aquecimento da terra, lá ações de mitigação e resiliência são urgentes como restauração do ecossistema, repovoamento pesqueiro e retirada do lixo plástico. A Shell pode avançar mais criando isoladamente ou com suas co-irmãs token de valor ou stablecoin atrelado a petróleo e gás, para financiar e remunerar ações marinhas de combate ao efeito estufa. O mar tem espaço no futuro com vida e escalabilidade da energia eólica offshore.