segunda-feira, 3 de junho de 2019

Administração pública

A ForkLog informa que Nizhny Novgorod, estado da Rússia, testa o aplicativo 'City N' baseado em blockchain. Usuários registrarão impostos na plataforma Vostok em blockhain usando o aplicativo City N, além da possibiliade de verificação da identidade dos moradores do estado, impostos recebidos pelo mesmo e modo como vem sendo gasto, tudo no portal on-line de serviços públicos Gosuslugi. O Centro Nacional de Informatização da Rostec State Corporation supervisionará a implementação da plataforma no país. A ForkLog diz que a Rostec e a Vostok tornaram-se parceiras na tecnologia blockchain em infraestrutura digital da Federação Russa. O conglomerado estatal Rostec elaborou estratégia blockchain a ser executa em 5 anos gerando 1,6 trilhão de rublos ou 25,4 bilhões de dólares.
Por sua vez, a agência russa TASS avisou que o Banco Central da Rússia considera a emissão de uma stablecoin lastreada no ouro, para conduzir acordos em jurisdições globais. O presidente do Banco Central não mudou a posição em relação à adoção das criptomoedas no sistema monetário russo, alegando ser contra um cenário em que as criptomoedas tornam-se substitutas das moedas fiat. De acordo com o banco, CBDCs podem ser ativo menos arriscado e mais líquido potencialmente, reduzindo custos de transações na economia, ressaltando a falta de anonimato como única desvantagem potencial em comparação ao dinheiro. O Banco da Rússia sugeriu o lançamento de CBDC na Criméia, ajudando a região atrair investidores e evitar sanções.
Moral da Nota: o governador da região de Nizhny Novgorod, sobre transparência no uso da  blockchain e engajamento cívico do novo aplicativo, disse textualmente: “novas tecnologias acarretarão residentes mais envolvidos na gestão de sua cidade via orçamento proativo ou 'participativo'. A tecnologia blockchain permitirá máxima transparência e honestidade nas relações entre o cidadão e o estado".