Em 1965 Gordon Moore desenvolveu a 'Lei de Mooore' prevendo que o número de transistores (resistor de transferência) de determinado circuito integrado dobraria a cada dois anos. A questão a saber por que diminui a taxa de progresso na adequação de menos transistores em menos espaço, embora sabendo que a escala de transistores atualmente chega ao limite máximo por conta de uma propriedade quântica conhecida como 'Quantum Tunneling' ou 'Tunelamento Quântico'.
'Tunelamento Quântico' ou 'Efeito Túnel' é um fenômeno quântico em que partículas transpõe um estado de energia classicamente proibido. Notada por F. Hund em 1927, a barreira pode ser fisicamente intransponível com um isolante, um vácuo ou região de alta energia potencial. Quer dizer, uma partícula escapa de regiões com barreiras potenciais mesmo se a energia cinética for menor que a energia potencial da barreira, isto é, movida por força mais fraca consegue superar uma barreira estimulada por força mais poderosa. No mundo quântico partículas podem se comportar como ondas e encontrando barreira, uma onda quântica não terminará abruptamente mas diminuirá sua amplitude exponencialmente, implicando que há probabilidade finita de partículas atravessarem a barreira. Por exemplo, a Fusão intraestrelar produz os elementos da tabela periódica exceto hidrogênio, embora se conheça que a fusão de hidrogênio em hélio é o processo que dá as estrelas seu poder. Outro exemplo são os receptores de cheiros, dependentes em parte, do tunelamento quântico no identificar produtos químicos.
Moral da Nota: o tunelamento pode parecer irrelevante ao cotidiano mas fundamental na natureza sendo responsável por coisas que a vida é dependente. Existem aplicações importantes como o decaimento radioativo alfa, a fusão nuclear, a memória Flash, o diodo túnel e o microscópio de corrente de tunelamento ou STM. O Microscópio de Escaneamento por Tunelamento é um microscópio de varredura por tunelamento, que trabalha digitalizando uma afiada sonda condutora através da superfície de determinado material produzindo imagem detalhada da área. Consolidam-se aí conceitos de mecânica quântica como a natureza ondulatória da matéria, a função de onda associada a partículas e o princípio da incerteza de Heisenberg. Em relação a questão da Lei de Moore o desenvolvimento de tecnologias alternativas de processamento como computação quântica, computação ótica e computação neuromórfica, permite a contínua tendência em aumentar o poder computacional disponível.