quarta-feira, 15 de maio de 2019

Batata frita

Parceiras da IBM, Nestlé e Carrefour rastreiam alimento via blockchain. Membros da plataforma da IBM Food Trust, usarão tecnologia DLT na cadeia de suprimento da marca de batata instantânea da Mousline. Os compradores escanearão com smartphone um QR Code, conhecendo procedência de determinado pacote e sua jornada até loja do Carrefour. O QR Code permite usar uma plataforma no telefone acessando informações da cadeia de suprimento de produção, variedades de batatas, datas e lugares de manufatura, controle de qualidade além de local e datas de armazenamento do produto. 
Trata-se de parceria em três vias à maior transparência alimentar, com tecnologia inovadora aplicada a Blockchain e uma marca nacional gerenciada de modo inovador pois é a primeira vez na Europa que distribuidor e fabricante trabalham juntos na implementação de um produto. A parceria envolve know-how da IBM, experiência da Nestlé membro fundador da plataforma Food Trust, e know-how do Carrefour usuário da tecnologia Blockchain em vários produtos. Trata-se de continuação da estratégia do Carrefour, Act for Food, trabalhando na transição alimentar e promovendo Blockchain. Através da marca Mousline, a Nestlé reforça o vínculo de confiança com o consumidor via transparência na cadeia de suprimentos e fabricação. Fiel à autenticidade e identidade local, a Mousline cria vínculo com o consumidor demonstrando qualidade e know-how.
Moral da Nota: a rede norte-americana de supermercados Albertsons usará a Food Trust para rastrear o iceberg lettuce ou alface iceberg, piloto a espera de escalabilidade. Cerca de 5 milhões de alimentos no mundo implementam blockchain na cadeia de suprimentos com perspectiva de crescimento, baseada em valores compartilhados entre empresas trazendo ao consumidor transparência no setor de alimentos. Escanear produto no telefone, permitirá informação confiável e infalsificável sobre a cadeia de fornecimento e produção.