A Pacific International Lines é a 9ª maior operadora de containeres do mundo e uma das maiores armadoras do sudeste da Ásia. Proprietária e operadora de frota com cerca de 180 contêineres e embarcações atende mais de 500 locais em 100 países. Possui negócios de fabricação de contêineres, reciclagem de navios, serviços marítimos, imóveis, depósitos e serviços de logística. A Singamas Container Holdings Ltda, subsidiária da Pacific, fabrica contêineres na Ásia-Pacífico posuindo 9 fábricas e 11 depósitos.
A empresa utilizou um Bill of Lading (e-BL) eletrônico, construído na Plataforma Blockchain da IBM, para expedição e rastreamento em tempo real de tangerinas à China. Embarcou 3.000 caixas à Hupco Pte, importadora de Cingapura, utilizando o ecosssistema e-BL demonstrando que a tecnologia pode ser aplicada no transporte internacional. O consignatário (Hupco) se beneficiou da coleta mais rápida, recebimento imediato do conhecimento de embarque eletrônico, custos operacionais mais baixos como eletricidade (carga refrigerada no porto), armazenamento (no porto) e utilização aprimorada do equipamento. O e-BL foi considerado grande diferencial no transporte internacional à produtos perecíveis. Além da remoção da possibilidade de fraude em documentos, responsável por 40% de todas incidentes marítimas, garante a proveniência dos mesmos por meio de ledger inviolável. O blockchain utilizado na transferẽncia de propriedade de cargas perecíveis além de reduzir custos de refrigeração e armazenamento, transforma e injeta eficiência na indústria.
Moral da Nota: as empresas que enviam itens perecíveis exigem processamento rápido e descarga rápida de documentos para entrega. O e-BL permite controle de todo o processo de embarque simplificando e tornando-o mais transparente além de considerável economia de custos, reduzindo tempo de entrega e riscos potenciais aos varejistas.