terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

1 trilhão

Segundo estimativa da declaração diária do Departamento do Tesouro dos EUA sobre os ativos e passivos financeiros, nos últimos 11 meses a dívida pública americana aumentou US 1 trilhão passando de U$ 21 trilhões à U$ 22 trilhões, fato este considerado “o mais recente sinal que a situação fiscal não é apenas insustentável, mas acelera”. Analistas avisam que paga-se em média sobre juros da dívida US$ 1 bilhão/dia com estimativa na próxima década de U$ 7 trilhões. Na era Trump a dívida total americana subiu mais de U$ 2 trilhões, apesar de crescer em ritmo mais lento que na era Obama, dobrada durante seu mandato (só olhar as guerras que entraram). 
Criptomoedas conceitualmente é sistema monetário alternativo ou antítese do dinheiro fiduciário emitido por estados, muito por conta em tornar-se antídoto por oferta fixa já que bancos centrais promovem emissão monetária fiduciária acarretando inflação, artimanha antiga nas economias improvisadas. Acrescenta-se o fato que nas criptomoedas não há controle ou manipulação por entidade da política monetária, pois tudo está no protocolo por conceito. 
Moral da Nota: previsões futuristas sobre inssustentabilidade e descontrole da dívida americana é imaginação, pois o dólar como moeda predominante pode levar todos a tempos de incerteza. Há opiniões diversas principalmente em relação a criptoativos como porto seguro em recessão grave pela dívida americana, consequente um possível default dos EUA ou das mega corporações. Todos os que entendem dos EUA concordam que colocar ordem fiscal na economia americana sobre difícil fragmentação política parece complicado. Precisamos organizar nossa economia digital desatrelada da economia oficial, enfatizada em serviços sem escala na economia dominante e remunerada por stablecoin atrelada ao ouro. Parece que o Irã não sucumbiu diante o boicote do dólar. Em paralelo, grandes produtores de petróleo movimentam na direção de criptoativos independentes. Certamente ocuparemos nossa população com serviços ambientais estagnados como criação de parques de logística reversa (ferro velho) à reciclagem automotiva, eletrodoméstica etc, criação de consórcios de mitigação em bacias hidrográficas, desenvolvimento de ecosistema para serviços de reciclagem pessoa física e jurídica. Em linha com o setor automotivo mundial, UE e Acordo de Paris, desenvolver programa de recompra de veículos com mais de dez anos de vida útil, remunerado por stablecoin atrelada ao ouro, estimulará transporte coletivo e de carga sobre trilhos. Daí pra frente, só na hora.