Tradicionalmente compra e venda de commodities se faz em papel, notas de crédito ou faturas preenchidas manualmente e enviadas às partes por e-mail ou fax. O Financial Times informa que o comércio de petróleo e gás em papel está sob revisão pelo blockchain, através de consórcio da indústria de energia e bancos incluindo a ING, BP, Royal Dutch Shell, Gunvor, Koch Supply and Trading, Mercuria, ABN Amro e Societe Generale. Baseada no blockchain do Quorum da JP Morgan, a plataforma de gerenciamento pós-negociação VAKT é a primeira de negociação blockchain da indústria de petróleo e gás.
O VAKT, consórcio e plataforma, tornará a negociação das commodities mais rápida, barata e segura, substituindo o papel por contratos inteligentes, automatizando as partes, reduzindo custos e tornando o processo pós-negociação mais eficiente. Construído pela Vakt Global, o consórcio criado por empresas líderes já está operacional, fornecendo eficiências no comércio de matérias-primas de energia. Estão na plataforma VAKT os cinco investidores no mercado BFOET incluindo os campos de petróleo do mar do Norte ou, Brent, Forties, Troll, Ekfisk e Oseberg.
Moral da Nota: O objetivo da VAKT é migração de todos os formatos de dados das transações de energia ao Blockchain, reforçando segurança e velocidade dos assentamentos industriais, melhorando qualidade e lógicamente reduzindo custos dos partícipes.