domingo, 2 de dezembro de 2018

Descarbonização

A ONG T&E ou Federação Europeia de Transportes e Ambiente representando 58 entidades de 26 países, apresentou o estudo “Roteiro para descarbonização dos veículos ligeiros na Europa,” afirmando que para a Europa descarbonizar o setor dos transportes até 2050 e atingir as metas do Acordo de Paris sobre redução de emissões de gases efeito de estufa, deve acabar com as vendas de veículos novos a gasolina e óleo diesel no início da década de 2030. Poderá alcançar emissões zero através da transição à veículos elétricos e hidrogênio, cuja solução não passa por medidas de redução da procura de veículos convencionais que só reduziriam em 28% as emissões de gases até 2050.
Para atingir as metas de redução de emissões em 2030, necessita que um terço dos  veículos novos vendidos fossem híbridos ou semi-elétricos. Salienta ainda que na descarbonização de longo prazo ou 2050, "a UE deve estabelecer o modo como reduzirá as emissões dos transportes," esta, a maior fonte de emissões de gases  estufa ou 27% do total de emissões, sendo que veículos ligeiros representam 44% desse total. O detalhe é que se trata do único setor, transportes, cujas emissões cresceram desde 1990.
Moral da Nota: O estudo avalia ser "quase impossível" produzir combustíveis líquidos de baixo teor de carbono, suficiente e rentável ao abastecimento de todos os veículos circulantes. Além do que, biocombustíveis, combustíveis sintéticos ou biometano, não são solução exigindo "enormes quantidades" de eletricidade. Neste quadro, propõe como solução aumentar taxas rodoviárias e impostos sobre combustíveis, partilha de veículos incentivando o uso de transportes públicos, reduzindo o trânsito e tornando as cidades mais habitáveis.