terça-feira, 4 de setembro de 2018

Contrato inteligente

Contratos inteligentes são softwares não escritos em linguagem natural mas em código virtual, dispensando o intermediário confiável e substituído-o pelo código do computador, garantindo o cumprimento das condições acordadas reduzindo tempo e custos. São auto-executáveis, cujos termos entre  comprador e vendedor são escritos diretamente em linhas codificadas, permitindo que transações e acordos confiáveis ​​sejam realizados entre partes anônimas.
Um relatório da IBM informa que em 2020 haverá mais de 34 bilhões de dispositivos conectados na internet sendo dois terços objetos do dia a dia como máquina de lavar, lâmpada elétrica, fogão ou fechadura controlados digitalmente pela internet das coisas e associados ao contrato inteligente. 
Exemplos de contratos inteligentes.
Automação de pagamentos: garantia de quantidades necessárias em horário específico, desde empréstimos ou distribuição de fundos a material de estoque. 
Registro e mudança de propriedade: blockchain e contratos inteligentes como em voga na Suécia e Holanda no sistema imobiliário.
Transações de energia: ecossistema de troca de energia conectado a contratos inteligentes personalizando o consumo, testados pela alemã Wien Energie GmbH e Endesa. Já a Innogy SE utiliza contratos inteligentes permitindo a reacarga. 
Seguros: automatização do processo de pagamento já utilizado em caso de terremotos. 
Compras automáticas: no mercado de ações a preço pré fixado por determinado período de tempo. 
Propriedade Inteligente: embutir contrato inteligente no objeto controlado por meio digital ou internet das coisas automatizando o aluguel.