A desconfiança entre as partes nos negócios tem sido o principal entrave na economia tradicional. Disputas e pagamentos levam a confiar nas Instituições em nome do Estado, de infra-estrutura cara, pouco transparente e lenta. A transição à economia digital descentralizada requer infra-estrutura confiável e escalonável facilitando a implementação de tecnologias Blockchain. A questão emperra nos contratos inteligentes existentes, sem a entrada no Blockchain de informações verificadas no mundo externo, limitando sua utilização, eficazes ao lado da criptografia na eliminação da desconfiança entre as partes.
No recente World Blockchain Forum em Nova York, dentre as discussões vistas, a mais aceita e vencedora foi a plataforma W12 com abordagem de contratos inteligentes e economia criptográfica, devendo quando aceita afetar a infra-estrutura tradicional existente. Amplia a aplicação dos Contratos Inteligentes, introduzindo-os na economia tradicional e eliminando a desconfiança por meio da tecnologia blockchain. Cria contratos com lógica de execução, dispensando habilidades de programação ao lado de uma rede Oracle descentralizada, que confirma a execução dos marcos do contrato e a transferência de fundos para a outra parte, permitindo execução mais rápida e mais barata que os meios tradicionais.
Moral da nota: a solução W12, vencedora do Forum Mundial de Blockchain, servirá para OICs, Financiamento Colaborativo, Entrega de Mercadorias, Encomenda de Bens e Serviços através da Internet, Construção, Caridade e Logística.