domingo, 9 de fevereiro de 2025

tokens e Imóveis

Estudo da Reental intitulado “Relatório sobre o perfil dos investidores em projetos imobiliários tokenizados”, destaca o crescente interesse argentino em investimentos imobiliários tokenizados, destacando-os como os principais partícipes deste tipo de investimentos na América Latina e, segundo o relatório, 15% dos que investem em imóveis tokenizados são da região , enquanto investidores espanhóis ultrapassam 77% liderando o mercado, em comparação, a Europa apresenta participação menor , chegando a 7% em projetos imobiliários tokenizados, destacando crescente interesse global no investimento. Baseado em mais de 2 mil pesquisas, os argentinos investem em projetos imobiliários tokenizados devido inflação e instabilidade econômica, mostrando que 69% dos investidores têm entre 30 e 55 anos, destacando-se millennials, liderando com 37% do total, seguidos pela Geração X com aumento de 7%, chegando a 32%, ao passo que a geração Z sofreu queda na participação, passando de 27% à 20% e os baby boomers permanecem em 11% . Os resultados indicam que a maioria dos entrevistados realizam investimentos recorrentes e não se limitam ao mercado tokenizado, pois demonstram interesse em ativos tradicionais como bolsa de valores e fundos de investimento, aumento do número de investidores que reflete preferência por combinar estratégias de investimento tradicionais com opções que permitam acesso a diferentes níveis de risco e retorno, no geral, o estudo destaca como os argentinos diversificam suas carteiras com ativos inovadores, como tokens imobiliários, o que pode ser resposta à falta de confiança nos instrumentos tradicionais. O relatório da Reental sobre investimentos imobiliários tokenizados, indica que a maioria dos investidores latino-americanos destinam entre 100 euros e 10 mil euros a este tipo de projeto, representando mais de 84% do total investido, ao passo que 12% dos inquiridos investem em intervalo entre 10 mil e 50 mil euros, enquanto 3% ultrapassam os 50 mil euros nas contribuições, além disso, 69 % dos inquiridos se dispõe aumentar o investimento à 10 mil euros no futuro, embora só o fizessem se não precisassem de liquidez imediata.

Um dos principais fatores que atrai investidores à projetos tokenizados é a facilidade com que acessam os fundos, apenas um clique, enquanto a elevada rentabilidade é outro atrativo já que a maioria dos inquiridos antecipa retorno médio anual entre 5% e 10%, comparativamente elevado em relação a produtos financeiros tradicionais, considerando flexibilidade e variedade de opções essenciais uma vez que os investidores escolhem ativos, localização e momentos de investimento com menos capital, o que facilita diversificação, ao mesmo tempo, maior liquidez e menor risco associado aos projetos são valorizados, considerando que 93% dos entrevistados chegam a reinvestir seus lucros maximizando juros compostos. O relatório observa que aspectos como transparência, regulação, educação e liquidez precisam ser melhorados para incentivar o crescimento do mercado imobiliário tokenizado, considerado como processo de conversão de direitos de propriedade em tokens digitais registrados na blockchain, sistema que permite dividir um imóvel em frações e automatizar o funcionamento, funcionando como fragmentação de Ativos, geração de Tokens, compra e Venda e participação nos lucros. Vale dizer que, a tokenização de imóveis avança no estado de Lagos na Nigéria, com potencial de transformar o mercado imobiliário, tornando-o mais acessível a investidores, com o governo anunciando plano para tokenizar imóveis, aproveitando blockchain para melhorar a transparência, eficiência e facilidade de transferência em transações imobiliárias, iniciativa, delineada nos documentos do Eko Revenue Plus Summit, visando aumentar receitas geradas internamente. A tokenização imobiliária é conversão de ativos imobiliários em tokens digitais na blockchain, sendo que cada token representa parcela de propriedade imobiliária, semelhante ao modo como as ações representam a propriedade de uma empresa, esses tokens podem ser comprados, vendidos ou negociados em plataforma blockchain, proporcionando aos indivíduos modo simplificado e acessível de investir em imóveis, sendo que o plano de tokenização será desenvolvido ao longo de 16 meses, com o Ministério da Ciência e Tecnologia da Nigéria liderando projeto em colaboração com agências e parceiros que trabalharão com orçamento de US$ 314.465 alocado pelo governo estadual para apoiar a iniciativa.

Moral da Nota: a Startup brasileira Moradaai, anuncia aporte de R$ 6 milhões para aceleração IA no mercado imobiliário, salto de 100 à 700 incorporadoras utilizando o chatbot Mia, fundada em 2021 em Belo Horizonte o aporte foi liderado pela Nexus Empreendimentos e ajuda no avanço do Mia, chatbot alimentado por IA voltado ao pré-atendimento de clientes interessados na negociação de imóveis. Os fundadores da empresa já desenvolveram projetos IA à empresas como Itaú, McDonald’s e C&A, com a Mia conseguindo apresentar imóveis, filtrar necessidades apontadas pelos clientes, responder dúvidas e agendar visitas, além de encaminhar o atendimento a corretores humanos, em caso de não engajamento, outra habilidade da Mia é a capacidade de conversar em qualquer idioma, além do atendimento de áudio, textos e utilização de gírias sem que as pessoas percebam que estão conversando com um chatbot. A proptech, spin-off da Kumuni, startup vendida ao Bradesco, informou que a Mia já realizou quase 500 mil atendimentos e trocou mais de 12 milhões de mensagens e, de acordo com a empresa, este ano o chatbot registrou crescimento de 400% em relação ao mesmo período do ano passado, sendo que a utilização da IA em um nicho específico de mercado faz com que a tecnologia seja mais precisa e eficaz, já que a Mia foi projetada para coletar dados específicos que atualizem a compreensão e entender o mercado imobiliário. As fontes de informação da Mia mostram diversos portais especializados, plataformas de anúncios e sites de incorporadoras, além da integração do chatbot com sistemas de gestão de relacionamento com clientes, CRMs, e, quanto às habilidades do chatbot, a empresa destaca acompanhamento de clientes com crédito reprovado e recuperação de leads antigos, estando focada em atendimento via IA, informando que é capaz de fornecer estrutura de dados e fornecimento da tecnologia para marketing através de dashboards inteligentes.