sexta-feira, 22 de março de 2024

Desdolarização

A desdolarização com implicações à ordem monetária global avança com a aliança entre China e Arábia Saudita em acordo de swap cambial marcando afastamento do dólar americano, com implicações deste movimento estratégico na tendência de desdolarização no comércio internacional. Um novo capítulo desenrola-se no cenário econômico global à medida que chineses e sauditas fortalecem aliança econômica com acordo de swap de moeda local, sinalizando afastamento do dólar americano, movimento estratégico que sublinha tendência com implicações potenciais à ordem monetária. A base do sistema econômico, o petrodólar, começa a fraturar com vendas de petróleo e gás progressivamente cotadas em moedas diversas do dólar americano, prevendo-se que a procura pelo dólar diminua à medida que enfrenta concorrência não só de outras moedas fiduciárias, mas da força das moedas digitais, ao passo que a inclusão da Arábia Saudita no  BRICS é avanço no sentido da desdolarização enquanto o acordo à vender petróleo à China em yuan em vez de dólar americano marca ponto no comércio internacional, reforçando tendência de transações não-dólares entre grandes intervenientes como China, Rússia e Arábia Saudita. A dependência de transações não-dólares entre nações influentes indica estratégia para diminuir dependência do dólar nas transações econômicas globais sendo que o autor de "Pai Rico, Pai Pobre", emitiu alertas sobre crise do dólar defendendo investimentos em Bitcoin, Ethereum, Solana, ouro e prata físicos, sendo que o valor do ouro como ativo seguro no caso de queda do dólar americano foi reiterado por Jordan Peterson e Peter Schiff à medida que o mundo se prepara à mudança na ordem monetária de consequências que repercutirão nas economias, remodelando cenário financeiro à gerações vindouras.

Relatório do inquérito sobre manipulação de preços e preços injustos conduzido por Allan Fels ao Conselho Australiano de Sindicatos identifica prováveis infratores entre bancos, supermercados, companhias aéreas e empresas de eletricidade, com Fels oferecendo à Comissão Australiana de Concorrência e Consumidores mais poder para investigar e proibir fusões ajudando descobrir como tentam enganar e como a tecnologia permitiu melhorias. Dentre as manobras destacam Movimentos assimétricos de preços conhecido como Rocket and Feather, em que empresas aumentam os preços rapidamente quando os custos aumentam, mas os cortam lentamente ou tardiamente pós queda de custos, caso mais evidente das taxas de gasolina e hipotecas além de provas de que acontece nos  supermercados. Segue, a Punição à clientes fiéis através de imposto de fidelidade quando uma empresa impõe tarifas mais altas aos clientes que já estão nela há muito tempo, presumindo que não se mudarão, sendo que a Comissão Australiana de Valores Mobiliários e Investimentos alegou que uma grande seguradora o faz, estabelecendo prêmios não apenas com base no risco, mas com base no que um modelo informático diz sobre a probabilidade de cada cliente tolerar um aumento de preços, feito, oferecendo descontos ou produtos a novos clientes e deixando os clientes existentes com produtos antigos ou descontinuados, comum, no setor elétrico cujos planos parecem bons no início e depois menos bons à medida que fornecedores apostam no fato dos clientes não se esforçarem para comprar, no entanto, são menos comuns entre operadoras de telefonia móvel já que leis australianas facilitam troca e manutenção do seu número. A partir de esquemas de fidelidade que oferecem pouco valor,  Fels diz que os esquemas de fidelidade podem ser “meio de baixo custo à reter e explorar consumidores, fornecendo recompensas de baixo valor e benefícios duvidosos” com objetivo de prender, ou, influenciar clientes às escolhas já feitas, como exemplo, incluem pontos de passageiro de companhias aéreas, cartões de café que oferecem o décimo café grátis e programas de pontos de supermercado cujo objetivo é prender ou influenciar consumidores aos produtos já escolhidos. A Comissão Australiana de Concorrência e Consumidores descobriu que exigem usuários gastarem dinheiro ou tempo para ganhar pontos suficientes como recompensa ou permitindo que pontos expirem ou regras sejam alteradas sem aviso ou oferecendo recompensas que não valem esforço para resgatar, além de coletar dados sobre hábitos de consumo, preferências, localizações e informações pessoais usadas para construir perfis de clientes que permitam direcionar publicidade, ofertas e preços elevados à clientes e não à outros. A seguir,  preços de gotejamento que escondem custos reais "quando um preço é anunciado no início de uma compra online, depois taxas e encargos extras como taxas de reserva e de serviço são gradualmente adicionados no processo de compra", podendo aumentar rapidamente e tornar as contas finais mais altas que o esperado, aí, companhias aéreas  entre os usuários mais conhecidos da estratégia  oferecendo tarifas básicas atraentes e acrescentando taxas de bagagem, seleção de assento, refeições a bordo e etc. Outra estratégia é a confusão de preço relacionada ao preço de gotejamento em que um provedor oferece variedade de planos, descontos e taxas complexas e esmagadoras cujos produtos financeiros como seguros têm estruturas de taxas complicadas, assim como fornecedores de eletricidade ou supermercados que bombardeiam compradores com "ofertas" e "promoções" e quando os preços mudam com frequência e sem aviso prévio, aumenta a confusão. Outra estratégia é o preço algorítmico ou prática de usar algoritmos para definir preços automaticamente, considerando respostas dos concorrentes,  semelhante a computadores conversando entre si e quando computadores se reúnem desse modo agem como se estivessem em conluio, mesmo que as pessoas envolvidas na administração dos negócios nunca falem entre si, neste quesito quando vários concorrentes usam o mesmo algoritmo de precificação de terceiros, permitem efetivamente que uma única empresa influencie os preços. Segue a discriminação de preços que envolve cobrar de diferentes clientes preços divergentes pelo mesmo produto, definindo cada preço conforme quanto cada cliente está disposto a pagar, neste quesito os bancos quando oferecem melhores taxas aos clientes que provavelmente irão embora para eles, as empresas de eletricidade o fazem quando oferecem preços melhores aos clientes empresariais em relação aos consumidores domésticos e os especialistas médicos quando oferecem preços diferentes ao mesmo serviço a consumidores com rendimentos diferentes, facilitado pela tecnologia digital e coleta de dados, embora possa diminuir os preços para alguns clientes, torna os preços mais caros à clientes com pressa ou que precisam urgentemente de algo. Por fim, a inflação de desculpa quando a inflação geral fornece “cobertura” às empresas aumentarem preços sem justificação, culpando a inflação geral, significando que em tempos de inflação elevada as empresas aumentam preços mesmo que os custos não tenham aumentado tanto.

Moral da Nota: a Indonésia com mais de 273 milhões habitantes espalhados por milhares de ilhas, quase metade dos adultos continuam sem, ou, com poucos serviços bancários, com o Banco Central considerando carteiras digitais numa sociedade sem dinheiro, vitais para chegar aos que não têm conta bancária, sendo que a Autoridade de Serviços Financeiros afirma que as agências bancárias e caixas eletrônicos estão localizados em Java, 62,55% do total, enquanto o restante está em todo o país, de Sumatra a Papua. A geografia exige abordagem distinta criando embrião à inovação tecnológica financeira ao mesmo tempo inclusiva e prudente para produzir serviços financeiros diários população, cujo acesso ao financiamento e realização do potencial econômico poderia desbloquear e tornar prioridade ao governo indonésio na sua estratégia econômica. A tecnologia financeira desempenha papel crucial em que Fintechs com carteiras digitais ajudam pessoas aceder ao financiamento, equipando-as às transações diárias através de carteiras digitais facilitando acesso por meio de smartphones e mudarem o modo como recebem e transferem dinheiro podendo servir a população além dos mercados tradicionais, proporcionando acesso financeiro a novos clientes em que o Banco Central da Indonésia, órgão de supervisão dos sistemas nacionais de pagamentos, previu que as carteiras digitais podem efetivamente chegar aos que não têm e aos que têm poucos serviços bancários, em estratégia nacional do governo à inclusão financeira concluindo que muitos grupos podem agora participar na economia graças a tais soluções.