domingo, 24 de março de 2024

Climate target

A Gartner faz previsões às práticas de logística e adoção de tecnologia sendo que até 2029, a representação sindical na logística duplicará, consolidando mudança de poder que favorece o trabalhador da linha da frente em que 14,5% dos funcionários de logística e armazenamento são membros de sindicatos, acima da taxa de adesão de 6,0% nas outras profissões do setor privado. Estes números resultam de elevado contingente de caminhoneiros e trabalhadores portuários sindicalizados, com percentagem de sindicalização dos trabalhadores dos armazéns podendo ser inferior à percentagem global de 6%, no entanto, os fatores movem-se a favor dos trabalhadores, segundo a Gartner, com inflação persistente, aumento da complexidade e criação global de “palco aos sindicatos organizados atraírem nova geração de membros”. A filiação sindical do setor privado na Califórnia aumentou um ponto percentual nos últimos 5 anos, com alguns vendo como precursor fornecendo prévia do que pode vir nos EUA em geral, ao passo que a Gartner faz referência ao desafio que empresas enfrentam para atrair e manter trabalhadores de logística e produção, com menos trabalhadores “dispostos preencher funções devido, em parte, ao aumento das cargas de trabalho e baixos salários” sendo provável que um número crescente de trabalhadores logísticos se organize com implicações, incluindo aumento nos custos salariais e de benefícios. A Gartner avisa que que veremos risco maior de futuras paralisações de trabalho, lentidão e greves que impeçam operações, com analistas esperando taxas de sindicalização mais elevadas resultando em resistência crescente à utilização de soluções de automação e autônomas tanto nos transportes como no armazenamento, atrasando esforços de digitalização. A consultoria não mostra otimismo quanto perspectivas de curto prazo no rastreamento autônomo, prevendo que, até 2029, a taxa de adoção de caminhões comerciais sem motorista representará menos de 5% das frotas globais, com pouco impacto na redução da escassez de unidades e, até à data, existem poucas implementações comerciais de caminhões autônomos sem motoristas com a empresa na vanguarda em termos de implementações reais, TuSimple, fechou as portas nos EUA para se concentrar na China em circunstâncias questionáveis. “Requisitos regulamentares locais, regionais e nacionais, desafios comerciais, resistência e restrições sindicais criam obstáculos e atrasos na implantação de caminhões autônomos” limitando o desenvolvimento e com pouco impacto nos caminhões de carga em ambiente de segurança mais desafiante, uma vez que são, em média, 75% mais largos, 5 vezes mais longos e 20 vezes mais pesados que os veículos de passageiros o que “exige que os sistemas de veículos autônomos sejam mais precisos no posicionamento do veículo na estrada à evitar acidentes, obstáculo significativo à adoção.

O papel mais ativo na transição energética pode elevar comunidades, proporcionar crescimento econômico inclusivo e atingir emissões líquidas zero nos EUA à medida que avançam na direção à descarbonização, determinando se o carbono zero será alcançado e se a transição energética eleva as comunidades para proporcionar futuro mais próspero. Desde a concepção de sistema energético acessível e eficiente em termos de capital à aceleração da inovação tecnológica para garantir implementação de novas tecnologias limpas, os estados têm oportunidade de promover transição, melhorar acessibilidade energética e apoiar crescimento econômico inclusivo e, tradicionalmente, têm influenciado criação de novas fontes de energia através de políticas formais, construções regulamentares e autoridades de planeamento e licenciamento, no entanto, o panorama energético americano sofre mudanças tectônicas. A McKinsey estima que serão necessários mais de US$ 27 bilhões em despesas de capital até 2050 ou US$ 900 bilhões por ano, em média, para implementar soluções climáticas nos EUA em grande escala em que atos legislativos incluem investimentos para fazer progressos na consecução destes objetivos com a  Lei de Redução da Inflação, IRA, direcionando US$ 400 bilhões em financiamento federal à energia limpa e financiamento do IRA amplificando US$ 70 bilhões em tecnologia de energia limpa e projetos de demonstração financiados ao abrigo da Lei Bipartidária de Infra-estruturas, BIL. Alguns estados podem executar seus planos de descarbonização ao passo que outros podem estar procurando espaço para começar e, com base nesta experiência, áreas de ação ajudam líderes iniciar ou acelerar os planos dos estados, naqueles que se encontram nas fases iniciais da descarbonização, os líderes podem considerar medidas para obter compreensão básica do papel do estado na transição energética avaliando pegada de carbono como potencial de progresso, ao passo que os que estão mais avançados na descarbonização poderão se beneficiar destas ações, uma vez que fatores contínuos como trajetórias de custos em tecnologias emergentes, por exemplo, podem afetar avaliações anteriores. As métricas podem incluir  intensidade das emissões em nível estadual, lacunas de investimento, porcentagem de produção de energia limpa e impactos em comunidades de alto risco com obstáculos incluindo escassez de capital privado no setor de energias limpas, falta de soluções e investimentos com boa relação custo-eficácia, licenças, riscos na cadeia de abastecimento e falta de esforços coordenados entre partes interessadas. Confiabilidade, resiliência e acessibilidade em mudanças potenciais no sistema de energia, da geração a rede de distribuição e, como ponto de partida, modelos de correspondência horária entre oferta e procura para compreender requisitos do sistema energético do estado, a partir daí, analisar custos das tecnologias limpas com vistas sobre o papel das tecnologias emergentes, como captura, utilização e armazenamento de hidrogênio e carbono sob cenários políticos e econômicos. Até 2050,  90% do total das emissões globais poderão ser reduzidas com tecnologias climáticas existentes, no entanto, muitas destas tecnologias não são competitivas em termos de custos e apenas 10% são consideradas comercialmente maduras e, as disponíveis e emergentes, o potencial de expansão em cenários de descarbonização podem ter em conta considerações específicas do estado tais como infra-estrutura energética existente e  recursos naturais.

Moral da Nota:  investigação apoiada por legisladores Verdes da UE esclarece que a União Europeia precisará de US$1,6 bilhões de dólares por ano em investimentos para cumprir a meta de emissões líquidas zero até 2050, sendo que a Comissão Europeia recomenda que a UE reduza as emissões líquidas em 90% até 2040, em relação aos níveis de 1990, e delineia aumento inicial nos investimentos necessários para colocar a Europa no caminho para ter zero emissões líquidas até 2050.