terça-feira, 2 de janeiro de 2024

Ouroboros

A plataforma Cardano pode lidar com todos os tipos de transações, mas o verdadeiro objetivo é tornar-se a “Internet das Blockchains” criando ecossistema que permita intercambialidade entre diferentes blockchains, tratando-se de blockchain enquanto ADA é moeda que alimenta a rede Cardano, no entanto, devemos pensar no Bitcoin como Cripto 1.0, em seguida Ethereum, referido como Crypto 2.0 e a Cardano, lançada em 2017, é a Crypto 3.0, com objetivo de melhorar funcionalidade que faltava inicialmente ao Ethereum. A Cardano, plataforma blockchain, utiliza protocolo de consenso exclusivo de Prova de Participação, Ouroboros, sobre mecanismos de consenso de Prova de Trabalho, mecanismo de consenso tradicional à redes blockchain para garantir liberdade sem autoridades centralizadas. O protocolo de consenso Ouroboros, Proof-of-Stake, à rede de criptomoedas Cardano exige que membros façam stake da criptomoeda ADA na plataforma, sendo que a rede seleciona aleatoriamente validadores de um pool e os recompensa com base em participações na rede, iniciando com seleção aleatória de nós, que podem ter o privilégio de minerar novos blocos. Os nós selecionados nesta etapa são os líderes dos slots, encaixes, e, na segunda etapa, a blockchain se divide em slots, chamados de épocas, cujos líderes têm o privilégio de explorar a época específica que lhes foi atribuída ou subpartição de qualquer que desejarem, respondendo por minerar uma época ou parte dela para receber recompensas pelos serviços, importante dizer que a rede Cardano é  escalonável em teoria pela facilidade de particionamento infinito de uma época, portanto, a blockchain Cardano pode executar muitas transações com sucesso, sem contratempos.

Ao contrário de Ethereum ou Bitcoin, a Cardano tem sua própria carteira digital exclusivamente para tokens ADA nativos, podendo executar um nó blockchain completo além de ser apenas uma carteira dando aos usuários controle sobre seus fundos, além disso, oferece capacidade de garantir transparência sobre a blockchain. É recurso único comparado com outras criptomoedas, na verdade,  oferece um nó blockchain completo dando controle total sobre fundos, além de desempenhar papel na garantia de transparência da blockchain Cardano junto ao explorador que oferece visão das transações. O mais importante é que é a única carteira que permite detentores de criptomoedas ADA participarem do staking na Cardano, com a  rede seguindp protocolo de prova de participação e os detentores de tokens operando pool de apostas com a carteira Daedalus e, como resultado, os titulares de ADA tem oportunidade de ganhar criptomoedas enquanto ampliam suporte à rede. Os tokens Cardano ou ADA podem ser usados para transferir valor, semelhante ao dinheiro, na realidade, se assemelha ao modo de funcionamento de outras criptomoedas como Bitcoin ou Ethereum, no entanto, uma das características mais duradouras da Cardano Blockchain é o protocolo PoS ou Proof of Stake, onde tokens ADA são apostados na rede, por sua vez, facilita que operadores de pools de participação validarem transações com sucesso, com usuários obtendo mais Cardano apenas apostando moedas ADA como recompensa pelos esforços que estão investindo. Para apostar Cardano, os usuários devem ter acesso a carteira digital, aqui, terão que delegar seus tokens, sendo que a Cardano é apoiada por Yoroi ou Daedalus enquanto Yoroi é carteira baseada em navegador desenvolvida pela Emurgo, Daedalus é carteira desktop completa projetada pela IOHK. Uma vez que a carteira tenha sido configurada e sincronizada com a Blockchain, a ADA deve ser transferida para lá para ser usada na piquetagem,  podendo ser enviado de uma carteira pessoal ou comprada em exchange e transferida para lá. Apesar de implementação lenta, o sistema de consenso PoS da Cardano continua sendo vantagem sobre Ethereum, no entanto, exige que mineradores apostem criptomoedas para serem elegíveis à recompensas em bloco, com a plataforma escolhendo mineradores para autenticar transações,  assim, a quantidade de energia e tempo necessários é reduzida e alegadamente a Cardano já atingiu mais de 250 TPS. Charles Hoskinson fundou a Cardano como blockchain mais escalável, interoperável e sustentável, com a intenção de melhorar o Bitcoin e a Ethereum e uma das principais críticas ao Bitcoin e outras criptomoedas populares é que suas redes blockchain, baseadas em mecanismos de consenso de prova de trabalho desperdiçam energia, enquanto a Cardano usa mecanismo de consenso de prova de participação oferecendo blockchain mais sustentável e escalonável.

Moral da Nota: a empresa australiana de bebidas de luxo, Strait Brands, aproveitou a blockchain Cardano para gerenciar sua rede de cadeia de suprimentos conforme anunciado pela Input-Output Global, empresa blockchain por trás da rede Cardano, a Strait Brands construirá seu processo de produção em torno da plataforma de autenticação do protocolo, Atala SCAN. Além da Strait Brands, outro fabricante multinacional de bens de consumo que implanta soluções blockchain à redes de cadeia de suprimentos é a Coca Cola e a Kansas City Southern que contratou a Commtrex para aumentar eficiência da cadeia de suprimentos com plataforma que conecta transportadores à rede de transporte EUA-México buscando melhorar visibilidade e conectividade das mais de 100 instalações de transbordo da rede KCS nos EUA e México com a plataforma Commtrex. A relação surge em momento que cadeias de abastecimento globais são cada vez mais complexas e voláteis, com restrições de capacidade, escassez de mão-de-obra, aumento dos custos de transporte, bem como crescimento do comércio na América do Norte decorrente ao Acordo Estados Unidos-México-Canadá. Localizada em 19 estados dos EUA e México, a rede de transbordo KCS lida com alimentos e commodities agrícolas, materiais a granel, produtos químicos, papel e produtos florestais, aço e outros metais. A plataforma Commtrex permite embarcadores pesquisem centros de transbordo por localização, mercadorias movimentadas, serviços prestados e outros parâmetros para desenvolver opções ferroviárias de carga em que quase um terço dos 2.300 membros da Commtrex são transportadores atendidos por ferrovias. Sediada em Kansas City, Missouri, a KCS é holding de transporte que possui investimentos ferroviários nos EUA, México e Panamá cuja principal participação nos EUA é a Kansas City Southern Railway Company, atendendo centro e centro-sul dos EUA, com participações internacionais incluindo Kansas City Southern de Mexico, S.A. de CV, atendendo o nordeste e centro do México e as cidades portuárias de Lázaro Cárdenas, Tampico e Veracruz e uma participação de 50% na Panama Canal Railway Company, que fornece serviços de carga e passageiros oceano a oceano ao longo do Canal do Panamá As participações ferroviárias norte-americanas da KCS e as alianças estratégicas com outros parceiros ferroviários norte-americanos são componentes primários de sistema ferroviário único, ligando centros comerciais e industriais dos EUA, México e Canadá.  A Commtrex é a maior plataforma de logística ferroviária, permite transportadores encontrar e conectar  serviços de transbordo, locais de armazenamento, armazéns, arrendadores e ampla gama de prestadores de serviços, altamente confiável, eficaz e orientada por dados que moderniza o modo como a indústria ferroviária se conecta. Em três anos cresceu para mais de 2.300 membros ativos, muitos dos quais transportadores de mercadorias por via férrea em toda a América do Norte.