terça-feira, 12 de dezembro de 2023

Portwaste

Termina a  fase do projeto Portwaste, coordenado pelo Cluster Digital da Catalunha que contou com apoio do Ministério da Indústria, Comércio e Turismo e bolsas a Grupos Empresariais Inovadores, envolvendo Navozyme, que disponibiliza a N-SWAP,  solução digital facilitando gestão documental dos resíduos gerados a bordo de navios de carga, bem como a Blue Room Innovation, que introduz o WastePassport, permitindo converter resíduos em ativos digitais transformando-os em fichas para traçar o percurso desde o momento em que são declarados às autoridades à estação de tratamento. O Portwaste criou algoritmo que verifica rastreabilidade do percurso dos resíduos da chegada à estação de tratamento do porto, posterior tratamento, de forma que seja possível demonstrar quantidade de resíduos sujeitos ao processo de valorização energética reintroduzido no mercado através da reciclagem possibilitando transformar o setor portuário em modelo de economia circular, buscando reduzir custos de transação entre recicladores e indústria de transformação para aumentar rentabilidade das operações de matérias-primas que vêm de ambientes circulares para promover expansão. Coordenado pelo Cluster Digital, referência em inovação digital a nível nacional e internacional, está a caminho de gerar mudança disruptiva no ambiente portuário, procurando facilitar operações marítimas através de menor carga administrativa e reduzir custos, por outro lado, promove proteção do meio marinho através da redução das descargas de resíduos. A 2ª fase do projeto procura investigar e desenvolver mercado secundário a partir de dados obtidos na 1ª fase e os serviços serão melhorados adicionando camada de identidade digital e Business Intelligence que processa a informação armazenada na blockchain alcançando indicadores-chave e valor ao meio ambiente, desta forma, alianças estratégicas do Clúster Digital de Catalunya, Blue Room Innovation e Navozyme permitem que  atores-chave dimensionem o projeto e levem o Portwaste gerar ambientes portuários circulares sustentáveis.

O Cluster Digital da Catalunha se empenha em reintroduzir resíduos marítimos no mercado através da blockchain, com a 1ª fase de desenvolvimento concluída e os envolvidos satisfeitos com os resultados, estando empenhado em reintroduzir resíduos marítimos no mercado através da blockchain. Em coordenação conjunta com Navozyme, Blue Room Innovation, Ministério da Indústria, Comércio e Turismo e Grupos Empresariais Inovadores, concluíram a 1ª fase do projeto, um algoritmo que verifica rastreabilidade da rota de resíduos, da chegada à estação de tratamento portuária, posterior tratamento e reinserção no mercado através da reciclagem. Comunicado do Cluster Digital Catalunya, na fase inicial e através de estudo anterior concluiu que a blockchain mais adequada à implementar sistema de rastreabilidade de resíduos é CircularTrust, dessa forma, dados de grupos privados podem ser incluídos usando a tecnologia Hyperledger Fabric, mantendo dados confidenciais de empresas que não desejam compartilhá-los, ao mesmo tempo permitindo adição de dados que permitam rastreabilidade dos resíduos, adicionalmente, a tecnologia da Portwaste agrega informação qualitativa e quantitativa aos lotes de resíduos descarregados pelos navios de modo monitorizar indicadores de sustentabilidade ligados à cadeia de gestão de resíduos portuários. Explicaram que um dos propósitos do projeto é reduzir custos de transação entre recicladores e indústria de transformação visando aumentar rentabilidade das operações de matérias-primas que vêm de ambientes circulares para promover expansão, realçando que nas próximas fases pretendem validar a tecnologia em ambientes reais e introduzir no mercado via diferentes portos espanhóis até 2024 através de passaportes de resíduos verificados, bem como expansão em escala europeia até 2025.

Moral da Nota: a Administração Geral de Portos da Argentina, AGP, avança na implementação blockchain com processo de licitação para implementar a tecnologia, renovar e modernizar a plataforma de troca eletrônica de documentos utilizada no porto de Buenos Aires. O comunicado do Ministério de Transportes da Nação da Argentina publicado no Diário Oficial, anunciou o processo de licitação que moderniza os atuais sistemas do Porto, atualmente a plataforma denominada e-PuertoBUE está sendo utilizada para agilizar transações eletrônicas destinadas à interação das linhas dos agentes marítimos, dos terminais concessionados, da prefeitura naval e da alfândega portuária. A AGP possui subsistemas voltados à modernização dos processos e, com esta licitação, atualiza os sistemas existentes à outros mais modernos, integrados e seguros, portanto rapidez, eficiência e segurança primordiais neste processo licitatório. Outro aspecto da Administração Geral dos Portos é que o sistema implementado deve ser interoperável com sistemas pré-existentes no exterior, permitindo cruzamento de dados de carga, rastreabilidade e processamento de documentos que traduzem em procedimentos portuários.  Melhorias a nível tecnológico serão incorporadas, destacam-se serviços prestados ao navio, tanto chegada como durante sua permanência no cais, Liberação Eletrônica da Dívida, Administração das Formações Ferroviárias, Nota Eletrônica de Consignação e Declaração de Perigo Bens. Nesta etapa, entra Blockchain com a capacidade de gerenciar dados com segurança, interoperabilidade entre redes e capacidade de imutabilidade, gerando espaço propício à aplicação no porto de Buenos Aires, com isso, comunicado do governo argentino afirma que "a modernização do e-PuertoBUE coloca o Porto de Buenos Aires como pioneiro e líder em inovação na região no uso de tecnologias disruptivas."