O Departamento de Mobilidade Urbana da Empresa Pública de Transporte e Circulação de Porto Alegre utilizará o software da Optibus para planejar e programar o transporte público da cidade. O software da Optibus, planejamento e agendamento, inclui recurso de pontualidade e, será implantado nas 11 operadoras de transporte pretendendo que 100% da frota de ônibus seja gerenciada com IA. Criada em 1998, a Empresa Pública de Transporte e Circulação, EPTC, regula e fiscaliza atividades relacionadas ao trânsito e transporte em Porto Alegre, sendo que o Programa Mais Transporte é iniciativa da prefeitura para melhorar o sistema de mobilidade da cidade. Porto Alegre com a implementação da Optibus, terá 100% da frota de ônibus gerenciada por IA melhorando eficiência e confiabilidade das 2,8 milhões de viagens de ônibus que as operadoras locais fornecem anualmente. O software da Optibus, planejamento e agendamento, com recurso OTP, on-time performance, será implantado nas operadoras organizadas em 4 consórcios que administram a rede pública de ônibus respondendo pela mobilidade de 114,6 milhões de passageiros/ano. A plataforma Optibus permite que operadoras de transporte público, PTOs, substituam processos existentes de planejamento e agendamento por tecnologia de ponta, fácil de usar, melhorando eficiência operacional e qualidade do serviço da rede de ônibus, aumentando visibilidade dos principais indicadores de desempenho da rede e garantindo que serviços estejam em conformidade com requisitos regulatórios em relação à frequência, regularidade e aspectos relacionados a passageiros.
Em relação a Optibus, está lançando academia à profissionais dos transportes públicos com a plataforma de software de otimização do transporte público em parceria com universidades globais para auxiliar transformar a educação no setor. A iniciativa global da Academia Optibus à Universidades é projetada para aproximar a academia das práticas de transporte no mundo real, inspira a próxima geração de profissionais de transporte público e equipa futuros líderes do setor com habilidades e ferramentas modernas, inserindo mudanças na procura de passageiros, transição à veículos eléctricos e avanços tecnológicos na IA significando que práticas e processos operacionais de transporte estão em processo de mudança. A Optibus Academy responde tendências proporcionando workshops e programas de formação, permitindo estudantes prosperar em ambiente dinâmico e tornarem-se líderes da indústria propondo modelos através de Workshops introdutórios de um dia dando visão das práticas e princípios de planejamento de ônibus, de modo prático, com produtos de planejamento e agendamento da Optibus e licença complementar de estudante de um mês para o Optibus Planning & Scheduling Outro modelo são os Workshops incorporados, projetados para pesquisas acadêmicas aprofundadas, cujo formato incorporado permite explorar funcionalidades do software Optibus e utilizar a plataforma para dissertações e artigos de pesquisa. Por fim, Feiras de carreiras organizadas para facilitar interação direta entre estudantes e profissionais da Optibus, resultando em networking profissional e oportunidades no setor. A Optibus Academy servirá como porta de entrada à instituições acadêmicas colaborarem com a Optibus buscando compreensão de como a digitalização transforma operações de transporte e o que pode ser incluído nos currículos educacionais visando garantir sucesso dos alunos pós formatura. Os alunos se beneficiam com a exposição em oportunidades de carreira na área, networking com especialistas em tecnologia de transporte, informações sobre práticas e desafios do mundo real e treinamento prático. Entre universidades com as quais trabalha estão a Universidade de Manchester, Universidade Ecole des Ponts de Paris, Universidade Técnica de Berlim, Universidade Técnica de Munique, TUM, o Technion, Instituto de Tecnologia de Israel, Universidade de Aveiro e etc, sendo que o software da Optibus é utilizado para facilitar pesquisas sobre temas, como o impacto dos diferentes modos de mobilidade em diversas rotas e renovação das redes de transporte nacionais.
Moral da Nota: Londres eletrifica o transporte público e privado sendo que proprietários de veículos mais poluentes pagarão para circular pelo centro da cidade. O metrô de Londres, o mais antigo do mundo, faz 4 milhões de viagens enquanto os 9 mil ônibus fazem 5 milhões de viagens semanais e 2,6 milhões de carros trafegam por ruas modernas e históricas. Tanto o governo britânico quanto o de Londres incentivam uso de carros elétricos, no entanto, preços altos e falta de pontos de carregamento são os problemas. Carros elétricos, fabricados no Reino Unido e UE, podem subir mais 10% de preço a partir de janeiro de 2024, decorrente regras de origem, lei pós-Brexit, em mercado que cresce no país enquanto 2,5% dos carros em Londres já são elétricos. A Grã-Bretanha proibirá venda de carros novos a gasolina e diesel até 2030, uma década antes do compromisso anterior, no entanto, a tecnologia e pontos de carregamento está pendente e Londres tem, até agora, 13.373 pontos públicos de carregamento de carros elétricos, representando 31% de todo o país e se conectam como se fosse um celular e o pagamento é com cartão de crédito. Para controlar a poluição veicular causadora de 4 mil mortes prematuras, Londres estenderá a partir do fim de agosto cobrança de 16 dólares/dia à carros poluentes que trafegam da periferia ao centro, medida polêmica em meio à crise do custo de vida que sem dúvida melhorou a qualidade do ar. O porta-voz da Society of British Vehicle Manufacturers and Marketers, SMMT, explica que "parte da produção do veículo elétrico é a bateria, representando entre 30% e 45% do custo de produção do veículo porque exige energia para ser produzida e os preços aumentaram, além de matérias-primas como lítio e cobalto cuja oferta não acompanha a demanda, no momento.”