sexta-feira, 14 de julho de 2023

Argentina

Inaugurada na Argentina a RIBC, "Rede Ibero-Americana Blockchain e de Cibersegurança",  iniciativa coordenada pela Universidade Tecnológica Nacional, Faculdade Regional de Córdoba e originada na cidade de Córdoba, reunindo 13 grupos de pesquisa e 4 câmaras de 8 países ibero-americanos. O objetivo do RIBCi é promover investigação, formação e colaboração em eventos relacionados com Blockchain e cibersegurança, temas de grande relevância na atualidade e interesse às indústrias e desenvolvimento acadêmico a nível local, com impacto global significativo. O projeto é promovido pelo Ministério de Ciência e Tecnologia de Córdoba, através do Córdoba Blockchain HUB e Faculdade Regional de Córdoba da UTN, selecionado para receber financiamento do Programa Ibero-Americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento, CYTED, coordenado pelo Laboratório CIDS Blockchain and Cryptocurrency Technologies, CIDS Blockchain Lab, da Universidade Tecnológica Nacional, Faculdade Regional de Córdoba. No lançamento foram realizadas palestras e master class, com troca de conhecimentos e experiências à  Blockchain e cibersegurança a nível ibero-americano, além disso,  realizada a primeira Assembleia Geral da Rede na qual foi assinado ato fundador e aprovado estatuto com o ministro argentino da Ciência e Tecnologia ao lado do  coordenador do RIBCi e 17 representantes de 8 países ibero-americanos presencialmente e online. O Ministro expressou gratidão aos que possibilitaram desenvolvimento e coordenação da rede na cidade de Córdoba destacando abordagem de inovação colaborativa, central em sua gestão, além da necessidade de acelerar processos de adoção tecnológica e capacitação profissional em resposta às demandas dos setores produtivos. Destacou importância da colaboração entre ciência, tecnologia e perspectiva internacional à realização de projetos conjuntos advogando que o RIBCi tem futuro promissor afirmando convicção que o trabalho da rede será de importância, prevendo pronta incorporação de atores e projetos. O RIBCi conta com participação de instituições e organizações de países ibero-americanos, sendo que na Argentina, aderiram à rede a Associação de Frigoríficos e Industriais de Carnes, Câmara Argentina do Amendoim, UNDEF, Universidade de Defesa Nacional, Universidade Católica de Córdoba e a Universidade Católica de Salta. Participam o Centro de Estudos Organizacionais e Sociais do Politécnico do Porto, o Instituto de Contabilidade e Administração do Porto, CEOS.PP, o ISCAP e a Associação de Jovens Agricultores de Portugal, todos de Portugal, sendo que do Panamá participaram a Universidade Tecnológica do Panamá e da Colômbia a Universidade Livre, Seccional de Cali. A Espanha se fez representar através da Universidade de Vigo, do Chile o Instituto de Estudos Internacionais da Universidade do Chile, de El Salvador a Universidade Centro-Americana José Simeón Cañas e Uruguai a REDCLARA. Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas REDCLARA.

Ainda neste ambiente, apresentada em Valência  a "Convenção Blockchain Educacional 2023"com objetivo dos participantes adquirir conhecimento sobre a tecnologia disruptiva, suas aplicações, usos e como funcionam as criptomoedas. O evento de treinamento educacional "Blockchain Convention Valencia 2023" será realizado na cidade de Valência, Espanha, em setembro e terá lugar na  Feira de Valência com objetivo de educar a comunidade sobre blockchain e potencial para transformar diversos setores. Estruturada em diferentes sessões de treinamento e workshops com acesso livre,  se concentrando em aspectos  blockchain, como segurança, privacidade e aplicações práticas em diferentes campos e financiado por patrocinadores da indústria e organizações locais que participarão do evento. Buscará promover a ideia que os participantes adquiram bases necessárias que os ajudem entender como blockchains funcionam e como  serem usados ​​para melhorar e transformar diversos setores, do financeiro à logística, bem como possíveis perigos que  pode acarretar para o caso. de uso inadequado. Os organizadores avaliam que “uma das razões para escolher Valência é a crescente comunidade criptoativa, significando que há interesse e conhecimento sobre a tecnologia blockchain e criptomoedas” sendo que “Valência é cidade com economia em crescimento e comunidade empresarial vibrante, o que a torna local ideal para inovação tecnológica e criação de empresas no setor blockchain, uma cidade acolhedora e multicultural, ideal para a realização de eventos educativos e culturais”.

Moral da Nota: a tecnologia blockchain tem aplicações no mundo real, algumas das quais revolucionando indústrias sendo que a segurança cibernética e proteção de dados são um desses setores, e é seguro dizer que  inovações nesse campo não poderiam vir em melhor hora. Com um novo ataque a cada 39 segundos, o custo cumulativo desses hacks foi estimado em US$ 6 trilhões até o final de 2021, certamente soma muito grande para ser ignorada. O cibercrime tornou-se sofisticado e, atualmente, milhões de pessoas trabalham em casa, se comunicando online e contando com a tecnologia e serviços digitais para atender necessidades diárias ao lado de ameaças a indivíduos, empresas, organizações e governos, no entanto, vale  notar que o cibercrime crescia exponencialmente antes da pandemia. No setor de segurança cibernética oferece aplicações, a maioria das quais se mostra benéfica na construção de confiança em ecossistema não confiável,tornando-a tecnologia de segurança cibernética potencialmente poderosa. Embora o sistema de contabilidade seja descentralizado, informações são acessíveis de forma transparente aos membros da blockchain específica em questão e quaisquer dados transacionais criptografados na blockchain podem ser registrados, transmitidos e visualizados por todos os membros. Blockchain cria confiança ao mesmo tempo que garante alto nível de integridade dos dados, em essência, a estrutura distribuída impede que qualquer entrada “hackeável” ou ponto de falha exponha conjuntos de dados inteiros, sendo que o mecanismo de manutenção de registros blockchain fornece a cada nó visibilidade em tempo real de qualquer alteração de dados, revelando esforços de crimes cibernéticos de forma eficiente. De forma eficaz, blockchain será adotado ainda mais em setores no futuro,  garantindo integridade continua para desenvolver soluções de segurança cibernética à variedade de outras tecnologias e a medida que as casas inteligentes se tornam populares, desempenhe papel na segurança IoT, especialmente porque muitos desses dispositivos têm recursos fracos. Hackers estão descobrindo que sistemas domésticos inteligentes são pontos de entrada significando que instalá-los em casa sem precauções necessárias coloca em risco dados da rede doméstica se eles conseguirem burlar a segurança.