O governo de Monterrey no México desenvolve plataforma focada em identidade digital por meio da tecnologia blockchain, buscando tornar a gestão pública transparente e próxima dos cidadãos. O 'Monterrey Ciudad Digital' é plataforma apresentada pelo Ministério de Inovação e Governo Aberto, contando com janela de processamento digital ao desenvolvimento de GOVTech e inovação pública, identificação digital do usuário com segurança por meio da tecnologia blockchain, além de projeto de melhoria regulatória e dados abertos com as características técnicas e legais necessárias para que o cidadão em qualquer lugar e a qualquer momento, possa utilizá-los, reutilizá-los e distribuí-los livremente. Numa primeira fase, a plataforma de dados abertos terá 35 conjuntos lançados sobre questões de serviços públicos, desenvolvimento urbano, mobilidade e segurança por sua vez, a chefe da Secretaria de Inovação e Governo Aberto anunciou que na primeira etapa de divulgação de dados, realizará curadoria e verificação dos mesmos “selecionando bases de dados com equipes das diferentes secretarias e curadoria de dados e colocá-los de forma georreferenciada", garantindo que Monterrey seria a primeira cidade do México com tecnologia de “vanguarda da segurança cibernética", blockchain.
Sobre isto, o fundador e presidente da CcsCEX, Caracas Commodity Exchange, garantiu que, através da tokenização, o acesso pode ser fornecido a qualquer cidadão, a mercados que parecem inatingíveis afirmando que a Venezuela é país tokenizável. Compartilhou artigo falando sobre o que é tokenização e seus benefícios em geral e, à Venezuela, pode ser totalmente tokenizada, digitalizada e dividida em partes menores, com blockchain aparecendo como opção para melhorar a indústria pesqueira. A tokenização por ser mecanismo através do qual é possível acessoar qualquer pessoa, a mercados que parecem inatingíveis, não é o único benefício que existe ao utilizar a tokenização, listando outros no qual explica com mais detalhes como é feito. Permite liquidez deixando que os ativos sejam divididos com posse de apenas uma parte deles, o que significa realizar ações sobre essas partes, criando modelos sociais e negócios, como compartilhamento da propriedade ou direitos a ela pertinentes. A tokenização só pode existir usando blockchain e, portanto, significa que infraestrutura compartilhada é usada entre partícipes, outro benefício bem conhecido do uso blockchain como tecnologia subjacente é a transparência por padrão, já que transações feitas na blockchain são visualizadas por qualquer pessoa e a qualquer momento. A capacidade de realizar transações facilmente identificáveis adiciona o benefício de ter um único ponto de entrada para informações, sendo mais viável obtê-las em uma única chamada que depender de diferentes pontos de dados para verificar transações e propriedade, com uso de camada única onde transações e informações armazenadas permitem que partes obtenham informações completas de uma única fonte e, como os dados armazenados na blockchain são imutáveis, as mesmas informações estão disponíveis à todos e a qualquer momento. Buscando entender o processo de tokenização, em que consiste e, seus benefícios, um caso de uso em que um investidor pretende entrar no mercado de plantação de milho e estuda terreno de mil hectares que custa um milhão de dólares, em local privilegiado e, como o ticket de entrada é alto, sem grande liquidez para investir, nem garantia de conseguir empréstimo em banco para investir no imóvel. “A tokenização permite que o segmento de terra de mil hectares seja dividido em quantas partes forem necessárias e o pedaço de mil hectares que custa um milhão de dólares é representado por 10 mil tokens de troca com valor de USD 100 cada, bilhete de entrada mais adequado ao investidor, com esse ticket, tem acesso para investir e decidir comprar 100 tokens de TROCA por retorno proporcional ao desempenho do terreno de 1 milhão de dólares”
Moral da nota: o condado de Santa Cruz no norte da Califórnia é um dos últimos adotar e implementar soluções blockchain em nível governamental e, na reunião do Conselho de Supervisores do Condado de Santa Cruz, foi decidido por unanimidade avançar na implementação do uso de carteiras digitais para serviços governamentais e fins de documentação oficial. A carteira digital de marca branca fornecida pela Humbl lançará programa piloto de três estágios a partir de julho de 2023, com testadores beta no período piloto através de usuários móveis que buscam acessar serviços governamentais, como registro de bicicletas e registro de estacionamento para trailers. Outros pilotos seriam para registro de instalações de parques, rastreamento de horas de voluntários, distribuição de licenças de construção sem receita e licenciamento de animais de estimação e, após piloto bem-sucedido, o condado planeja fornecer relatório e plano de implantação até setembro de 2023. O projeto de carteira digital tomou forma depois que o Conselho de Supervisores do Condado de Santa Cruz colaborou com Humbl na infraestrutura de tecnologia de carteira digital necessária para iniciar programa piloto, enquanto autoridades locais avançam com planos para carteira digital, um fórum de discussão aberto no site do condado revelou preocupação dos residentes locais. De acordo com documentos oficiais no período piloto, as autoridades locais avaliarão se usuários confiam na tecnologia subjacente e entendem o que está acontecendo.