quarta-feira, 17 de maio de 2023

Desafio LIFT

O Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas, LIFT,  é laboratório virtual coordenado pelo Banco Central do Brasil e Fenasbac buscando fomentar projetos de pesquisa e inovação relacionados à indústria financeira, em parceria com Microsoft, IBM, AWS, Cielo, R3, Multilegers e Instituto Fenasbac. O LIFT Challenge, desafio,  é edição especial do LIFT realizado pela Fenasbac em parceria com o BC, Banco Central do Brasil, reunindo players do mercado visando desenvolver, MVP, produto viável minimamente, atendendo ao foco da edição, solução desenvolvida para beneficiar o Sistema Financeiro Nacional e sociedade.

Na LIFT Challenge 9 finalistas desafiados a explorar casos de usos na tecnologia blockchain ao Real Digital, CBDC, moeda digital emitida pelo banco central brasileiro, reunindo AAVE que desenvolveu recursos dos poupadores via ferramentas de finanças descentralizadas, DeFi, focada em empréstimos e garantias adequadas as normas do sistema financeiro nacional. O Banco Santander propõe converter ao formato digital, Tokenização, do direito de propriedade de veículos e imóveis e sua negociação, mediante DvP, método de pagamento contra entrega no mesmo instante que o direito de propriedade é transferido ao comprador. A FEBRABAN propõe Tokenização, negociação de ativos financeiros digitalizados, usando DvP, método de pagamento contra entrega. A GIESECKE & DEVRIENT apresenta sistema de pagamentos e transferências em real digital fazendo transações mesmo quando pagador e recebedor estiverem sem acesso à internet ou pagamentos dual offline. O ITAÚ propõe facilitar pagamentos e transferências internacionais entre Brasil e Colômbia por PvP,  método de pagamento contra pagamento, em que detentores de moedas diferentes, real e peso colombiano, trocam entre si e a entrega da moeda é simultânea. O MERCADO BITCOIN propõe negociação de ativos digitais em criptoativos por meio do método de pagamento contra entrega, DvP, que ocorre no mesmo instante que o direito de propriedade é transferido ao comprador. A TECBAN E CAPITUAL propóe solução de entrega de encomendas à comércio eletrônico por meio de armários programáveis IoT,  solução de logística em sistema aberto de pagamentos e entrega no qual diferentes plataformas de e-commerce terão acesso a pontos seguros de entrega. A  VERT mostra solução de financiamento rural  em dinheiro programável, moeda digital de emissão própria atrelada ao real. A VISA, mostrou resposta ao financiamento de Pequenas e Médias empresas com base em DeFi, finanças descentralizadas, que dará ao  segmento modo viável de acessar fontes de financiamento externo.

Moral da Nota: desenvolvido em Ethereum com contratos agrícolas e usando o Real Digital brasileiro, a VISA em parceria com a Agrotoken, Microsoft e Sinqia, apresentou caso de uso blockchain para o Real Digital Brasileiro. A solução consiste em plataforma financeira programável à Pequenas e Médias Empresas, PMEs, voltada à agricultores, dando acesso ao mercado de capitais global, facilitando interoperabilidade entre moedas, melhorando processos operacionais e abrindo oportunidades de crescimento integrando blockchain agronegócio e Real digital. A plataforma financeira programável permitirá agricultores financiar e vender safras de modo seguro usando blockchain, democratizando as PME das restrições na estrutura do mercado local em termos de negociação de contratos favoráveis, decorrente ao fato do factoring que consiste em um agricultor vender suas contas a receber futuras, com desconto, para receber hoje à vista, comprar insumos e pagar mão de obra, processo,  que o agricultor perde percentual de contas a receber pela entidade que concede o financiamento. A plataforma protótipo da Visa melhora as operações de movimentação de dinheiro existentes e preenche a lacuna da falta de serviços tradicionais aumentando acesso a mercado de capitais global, facilita interoperabilidade de moedas, melhora processos operacionais e revela oportunidades de crescimento. Permite agricultores Tokenizarem contratos tradicionais combinando experiência em tokenização de commodities agrícolas da Agrotoken para oferecer processo de tokenização em que documentos legais brasileiros existentes são transformados em um token não fungível, NFT, negociável on-chain, em mecanismo de leilão de lances selados na blockchain usando contratos inteligentes permitindo que  investidores participem do processo de financiamento e, assim, alcance competitividade  de preços. A plataforma utiliza a tecnologia chamada Universal Payment Channel, UPC,  conectando Real Digital e outras CBDCs, bem como com outras moedas estáveis ​​ou depósitos tokenizados garantindo interoperabilidade entre moedas digitais, mercados e redes. A Microsoft validará as transações utilizando framework de mascaramento de dados e o Data Mesh, sendo que o processo de KYC, Know Your Customer, realiza checagem da identidade do usuário com base em informações de bancos de dados credenciados, incluindo fontes de segurança pública como Polícia Federal e FBI. Como segunda etapa há detecção de autenticidade, checagem do rosto do usuário via informações capturadas por reconhecimento óptico e criação de score do indivíduo desenvolvido pela Microsoft e Sinqia, além de técnicas de Machine Learning, grafos e estatística analisando transações de ativos digitais podendo bloqueá-las caso identifique indícios de fraude ou atividades suspeitas de lavagem de dinheiro.