A cidade de Tunja, na Colômbia, implanta rastreamento IoT para aumentar a segurança em táxis, através da colaboração com as empresas de tecnologia Iluminacion, Abeeway e Actility. Decorrente ambiente geográfico desafiador com montanhas, colinas e edifícios, a Actility relata que as transmissões LoRaWAN navegam em torno disso, passando por vidro, metal e concreto, permitindo que dados sejam enviados ao ar livre, em ambientes internos e subterrâneos, vantagem à solução antifurto. Situada no nordeste da Colômbia e capital da região de Boyacá, Tunja, com população de 170 mil pessoas, importante centro educacional com universidades e frota de 1200 táxis particulares, significando que em caso de agressão ou roubo de veículo não há proteção. A administração da cidade abordou a Ilumination com projeto piloto cobrindo lote de 200 táxis rastreados e aprovação para mais 1000 táxis. O projeto é baseado em Abeeway Micro Trackers conectados ao isqueiro do carro para fornecimento de energia, fornecendo informações de localização a cada três minutos ao longo do dia, além da colaboração entre o município e a Iluminacion, fornecedora colombiana de IoT e soluções de energia renovável, a empresa de dispositivos de rastreamento Abeeway e a especialista em conectividade LoRaWan, Actility. A cobertura GPS favorece pela altitude de 2.800 metros acima do nível do mar e a colaboração entre Iluminacion e Abeeway and Actility é crucial ao sucesso do projeto, modelo à cidades em segurança e eficiência de sistemas de transporte. LoRaWan é tecnologia de comunicação sem fio utilizando espectro de rádio não licenciado permitindo sensores à bateria comunicar com aplicativos IoT em alcance longo, suportando baixas taxas de dados com vantagens de cobertura sobre tecnologias de rede celular sujeitas a pontos cegos. A Abeeway fornece dispositivos de longa autonomia permitindo utilização contínua por meses e anos, funcionando em ambientes internos e externos, pelo sistema de geolocalização multi-tecnologia integrando GPS de baixa potência padrão patenteado pela Abeeway, detecção de Wi-Fi e recurso de sinalização Bluetooth Low Energy para rastreamento interno preciso. O botão de pânico do rastreador tem papel crucial permitindo motoristas alertarem policiais, com o departamento de polícia interessado em implantar os rastreadores nas próprias frotas para localização e despacho em tempo real.
O setor na adoção crucial IoT para casos de uso industrial é a agricultura, com estudo de caso sobre automação na indústria agrícola em fazenda familiar nos EUA. A Abordagem inovadora alavanca IoT na distribuição de produtos trabalhando em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias na produção com tratores autônomos, dados de GPS, sensores e aplicativos para iPhone à irrigação eficiente. A Airbus, fabricante de aviões comerciais, aproveita IoT criando fábrica do futuro que melhorara produção, ao mesmo tempo que simplifica operações via sensores integrados em diferentes ferramentas e máquinas monitorando etapas do processo de montagem, evitando erros, além de tecnologia vestível para trabalhadores com óculos industriais inteligentes melhorando segurança no local de trabalho. A Tesla, uma das principais respostas para “Quais os exemplos de IoT industrial”, cria carros autônomos dependendo de IA e IoT, aproveitando aplicativos à personalização conforme requisitos do cliente como modo automático, conectividade e controle de aplicativos móveis. A General Electric alavanca combinação IoT e análise industrial capitalizando benefícios de valor exclusivos, com IoT nas máquinas industriais alcançando controle e monitoramento ajudando na manutenção preditiva e previsão de avarias. A Caterpillar, fabricante de equipamentos pesados, implementa IoT, conhecida como CAT, utilizou aplicativos de realidade aumentada para operadores de máquinas obterem informações em tempo real sobre níveis de combustível e status de integridade da máquina além da divisão de inteligência de ativos marítimos empregar análises orientadas por sensores para proteger ativos em embarcações e barcos de transporte. O destaque dos casos de uso IoT da Hitachi é a força de trabalho de profissionais focados na tecnologia e a plataforma Lumada, no desenvolvimento de modelo de produção reduzindo prazos de produção em tarefas de fabricação de infraestrutura. A Intel com a NEXCOM gerencia registros médicos eletrônicos, sistema de informática médica da NEXCOM que lida com barreiras à comunicação entre redes IoT e dispositivos médicos, auxiliando na documentação fácil dos dados do dispositivo em registros eletrônicos e transferência à nuvem privada de provedores de assistência médica. A Amazon, inovadora no uso IoT para transformar operações de logística e armazenamento, com centros de atendimento usando robôs conectados para localizar prateleiras de produtos e levá-los a funcionários, facilitando reduções de custos.
Moral da Nota: Olivier Hersent, CEO da Actility, acrescenta ser “animador saber que a tecnologia desempenha papel no aumento da segurança dos motoristas de táxi em Tunja. Contribuír para o projeto serve de inspiração à outras cidades adotarem soluções IoT em suas comunidades”, enquanto Ginette Cardozo, diretora comercial da Iluminacion, diz que a “Colômbia é país de oportunidades e capacidade de crescimento na tecnologia e esta implementação IoT demonstra que problemas tradicionais podem ser superados com a nova tecnologia”.