A E-Livestock Global, empresa social, lançou no Zimbabue sistema em blockchain de rastreabilidade de gado, “solução de proveniência” da Mastercard que afirma ser o primeiro de seu tipo na África trazendo “visibilidade de ponta a ponta à cadeia de suprimentos de gado”, auxiliando agricultores provar origem e registros de saúde reduzindo riscos aos compradores. Declaração da Mastercard afirma que a solução pode não apenas trazer esperança a agricultores que perderam 50 mil bovinos por doenças transmitidas por carrapatos em 2018, mas, melhorar as chances de recuperar “seu mercado de exportação de carne e apoiar recuperação a econômica.” O presidente da E-Livestock Global, fala em “oportunidades aos agricultores” e que a solução Provenance da Mastercard rastreia com segurança e autenticidade a jornada do gado em todas as etapas, do nascimento a venda, histórico médico em livro blockchain à prova de adulteração promovendo confiança e restabelecendo credibilidade do Zimbábue como exportador de carne bovina. Agricultores comerciais e oficiais de imersão, processo para prevenção de carrapato, marcam cada cabeça de gado com etiqueta RFID de ultra-alta frequência exigido pelo Ministério do Zimbábue of Agriculture registrando o gado e proprietário na blockchain e, cada vez que o animal é imerso, vacinado ou tratado, a etiqueta registra o evento no sistema de rastreabilidade.
O sistema de rastreabilidade da E-Livestock Global é alimentado pela solução Provenance Blockchain da Mastercard, trazendo visibilidade de ponta a ponta à cadeia de suprimentos de gado. Pioneira no Oriente Médio e África e, a falta de sistema de rastreabilidade, tornou o Zimbábue incapaz de exportar carne bovina à mercados na Europa e Oriente Médio reduzindo as receitas de exportação. Aproveitando a solução de proveniência da Mastercard, a E-Livestock Global registra eventos para manter trilha inviolável da história de cada animal que suporta toda a cadeia de suprimentos com dados confiáveis, transparentes e verificáveis. A Mastercard Provenance Solution aproveita blockchain para fornecer rastreabilidade em tempo real preenchendo lacuna entre silos de dados, permitindo decisões com base em registro compartilhado gerando confiança entre partes da cadeia de suprimentos, independente do setor e dos dados, a solução fornece registro claro de rastreabilidade projetado para contribuir confiança e conscientização do cliente.
Moral da Nota: a Mastercard foca trazer transparência e rastreabilidade a sistemas alimentares e integrou a blockchain com empresas que permitem cadeias de suprimentos de alimentos no mundo, “aprimorando cadeias de fornecimento de abacates australianos, camarões californianos e commodities como café e grãos nas Américas”. A gigante da tecnologia de pagamentos é consistentemente classificada como uma das depositantes de patentes blockchain no setor de serviços financeiros, com 106 patentes aprovadas e 278 pedidos pendentes, muitos dos quais, direcionados a tecnologias que suportam moedas digitais. A Mastercard é empresa global de tecnologia no setor de pagamentos, conectando e impulsionando economia digital inclusiva e tornando transações seguras, simples, inteligentes e acessíveis, usando dados e redes seguras, com inovações e soluções à indivíduos, instituições financeiras, governos e empresas atingindo mais de 210 países e territórios. No corredor de biotecnologia de Washington DC, a E-Livestock Global LLC é empresa social financiada pela Venture Capital, com objetivo de melhorar agricultores rurais e comerciais, permitindo rastreabilidade do gado, focando em tecnologias de ponta, acessíveis, de classe mundial.