quarta-feira, 8 de março de 2023

JP Morgan, crypto

Pesquisa da JPMOrgan  "The e-Trading Edit: Insights from the Inside", refletindo opinião de investidores e traders, constata que tanto criptomoedas quanto tecnologia Blockchain se beneficiarão de mais popularidade ao longo de 2023,  tópico entre traders e investidores. Quanto as criptomoedas e Blockchain, os resultados revelam que serão algumas das tecnologias que registrarão o maior aumento nos volumes de comércio eletrônico,  no entanto, não são apenas as tecnologias associadas à criptomoeda, mas, ao lado do comércio de commodities e crédito,  aumentarão fluxo de capital em 2023. O crescente interesse dos lojistas por atividades comerciais via canais eletrônicos, está em processo de alta onde 100% dos partícipes concordam que essa modalidade será a mais utilizada nos próximos anos. O chefe global de vendas eletrônicas da FICC do JPMorgan comenta que "continua  forte impulso em relação ao comércio eletrônico, assim como 100% dos entrevistados que preveem aumento no comércio eletrônico nos próximos anos". Questionados se negociariam criptomoedas,  72% dos investidores indicaram que não usariam moedas digitais e 14% planejam fazê-lo e em relação às tecnologias mais promissoras ao futuro, mais  de 50% dos entrevistados mostraram interesse em favor da IA deixando Blockchain em terceiro lugar.

Ainda neste ambiente,  a Visa acentua escala no mundo das criptomoedas e soma ao suporte que os ativos receberam de empresas como Tesla, JP Morgan e PayPal. Mostrando inúmeros produtos financeiros relacionados a ativos digitais, a Visa emerge desde pedidos de patentes até cartões para pagar com cripto, além de proposta para estreitarlaços com o ecossistema cripto anunciando que trabalha para integrar a stablecoin USD Coin, USDC, desenvolvido pela Circle,  em sua rede de serviços, anúncio, feito no evento StarkWare Sessions 2023, um dos maiores da Ethereum, realizado em Tel Aviv. Confirmou que fez "pagamentos de liquidação" na blockchain Ethereum visando facilitar conversão entre criptoativos e dólares e conversão com outras moedas, demonstrando que a empresa se aproxima da integração de moedas digitais em sua rede global de pagamentos começando com stablecoins. Em 2020, fez parceria com a Circle agilizando pagamentos em USDC, liquidando pagamentos nessa stablecoin na blockchain Ethereum, sendo que USD Coin, USDC, é stablecoin escolhida pela Visa à impulsionar pagamentos no ecossistema cripto. Em 2021, concluiu acordos com mais de 50 plataformas de criptomoedas que lançaram cartões em aliança com a  financeira para tornar mais fácil converter economias em moedas digitais. A Coinbase Circle e BlockFi são empresas do setor a firmar alianças com a Visa.

Moral da Nota:  Lantania e Crowmie lançam projeto de energia renovável tokenizada na Espanha recebendo apoio de 44 investidores de 8 países em grupo de infraestruturas de água e energia, com a Lantania e a start-up valenciana Crowmie, financiando construção e manutenção de central fotovoltaica de autoconsumo na fábrica Typsa, com recurso a tokens. O financiamento para o projeto é através do token CROW-TYP,  atraindo 44 investidores de 8 países com ticket mínimo de 100 euros de rentabilidade estimada de 7,5%/ano para 5 anos de operação. A Lantania responde pela construção e manutenção da usina de capacidade instalada em 117,8 kWp evitando emissão de 1.365 toneladas de CO2, posicionando-se no mercado das energias renováveis ​​e reforçando compromisso com sustentabilidade. A Crowmie, fundada em 2022 é encarregada de tokenizar projetos de energia renovável democratizando o acesso a investimentos ecológicos e seguros e melhorando processos de recrutamento e remuneração.