segunda-feira, 13 de março de 2023

Califórnia digital

O DMV da Califórnia, Departamento de Veículos Motorizados, digitaliza títulos de propriedade e transferência via blockchain Tezos, mudança,  parte da colaboração entre a California DMV, Tezos e a empresa de software blockchain Oxhead Alpha. Ao recorrer a Oxhead Alpha para construir rede privada de teste Tezos denominada "livro-sombra", essencialmente projetado para se tornar réplica blockchain do banco de dados da agência. Embora veículos defeituosos tenham na Califórnia designação especial nos títulos, os vendedores podem mover o carro à outro estado e ocultar designações defeituosas, no entanto,  o uso de registros  blockchain com outros DMVs potencialmente adotando a tecnologia seria mais fácil rastrear digitalmente a história dos veículos. Quanto a Tezos ser boa opção ao DMV,  "resolve alguns dos problemas da blockchain de modo elegante" via  “combinação de consenso responsável, governança on-chain e segurança institucional,  tornando-a ótima plataforma para fornecer soluções prontas para produção”. O governador explica que "a Califórnia é centro global de inovação, se prepara com tecnologia emergente, estimulando inovação e protegendo consumidores alavancando tecnologia ao bem público".

O diretor digital do DMV da Califórnia falando a Fortune,  explicou que a agência espera ter o livro-sombra pronto nos próximos três meses e,  a partir de então, lançar aplicativos como carteiras digitais para guardar e transferir títulos de veículos NFT,  com o Detran como intermediário para fiscalizar as operações. Explicou que a mudança para colocar títulos na blockchain privada Tezos aumentará eficiência, transparência, reduzindo custos, disse  ainda que a agência esperava replicar totalmente o banco de dados de títulos do DMV em seu blockchain com aplicativos voltados ao consumidor, sendo que um banco de dados de prova de conceito já foi testado. Títulos de carros NFT, segundo o DMV, como forma de modernizar o processo, uma vez totalmente desenvolvidos e os aplicativos móveis que acompanham criados para atuar como carteiras para armazenar títulos NFT, destina-se  ao uso de  facilitação de transferências de títulos entre indivíduos e jurisdições. "A Fase I/Fundacional oferece livro-sombra de títulos à produção/implantado na infraestrutura blockchain privada e na fase III o processo de transferência de título para transferências ponto a ponto será simplificado e estará pronto para um piloto público". "O uso blockchain permite que um título de veículo seja um ativo digital seguro, token não fungível, que pode ser mantido em carteira digital DMV, ativo digital que elimina necessidade de papel a ser apresentado e fornece propriedade indiscutível do bem."

Moral da Nota: importa observar o surgimento de casos de uso blockchain, com a NITI, Instituição Nacional para Transformar a Índia anunciando o lançamento de módulo de aprendizado para cidadãos que buscam voltar-se à tecnologia blockchain. O módulo de aprendizagem obtido em colaboração com a 5ire e Network Capital, aproveita a experiência das entidades com a Atal Innovation Mission AIM do NITI Aayog administrando o módulo, de alcance em mais de 10 mil escolas, corpo ideal, para liderar o novo curso de aprendizado. AIM tem Atal Tinkering Labs na Índia,  7,5 milhões de alunos que desenvolvem habilidades computacionais e aprendizado adaptativo, dito pelo comunicado oficial que “a tecnologia revolucionará o modo como empresas e indivíduos interagem e transacionam fornecendo plataforma segura e descentralizada no armazenamento e transferência de dados”. O envolvimento da 5ire no ATL Blockchain Module contribui ao núcleo do módulo com o unicórnio confirmando que usou seu conhecimento técnico na criação e a Network Capital,  plataforma de mentoria de carreira, cuidou da curadoria e conceituação. O curso de aprendizado se  divide em nove partes, da introdução blockchain, benefícios, obstáculos que a tecnologia enfrenta, compreensão dos algoritmos de consenso, ativos digitais, contratos inteligentes e introdução às identidades civis em livros distribuídos, esclarecendo significativamente casos de uso blockchain nos setores de serviços financeiros, assistência médica, cadeia de suprimentos, manufatura, educação e automotivo. A adoção blockchain aumentou nos últimos meses na Índia, apesar da visão negativa regulatória em relação às moedas virtuais, com universidades oferecendo cursos blockchain em conjunto com grupos de defesa da tecnologia como a India Blockchain Association e a India Blockchain Alliance. O  ministro das Finanças avisou que o país está antecipando a taxa de adoção de quase 50% na blockchain antes de 2026, dando vislumbre de esperança aos entusiastas, além da decisão dos governos municipais de recorrer a livros contábeis distribuídos para processos governamentais, considerada vitória no grande esquema das coisas à adoção blockchain.