Quando em 2008 enviou e-mail à lista de discussão de criptografia para um sistema de caixa eletrônico, Satoshi Nakamoto detalhou recursos de rede projetada para funcionar ponto a ponto, daí, o surgimento do Bitcoin, conceito de blockchain desenvolvido às aplicações diversas em setores variados. No artigo, “Bitcoin: um sistema de caixa eletrônico ponto a ponto”, Satochi apresentou a primeira moeda digital do mundo que chamou de Bitcoin baseando-se em ideias existentes, como HashCash, Bit Gold e B-Money para criar avanços tecnológicos, base sobre a qual o Bitcoin foi construído. O avanço tecnológico mais revolucionário no whitepaper do Bitcoin é o blockchain proposto como “…solução ao problema de gasto duplo por meio de rede peer-to-peer. A rede registra transações com hash em cadeia contínua de prova de trabalho, formando registro inalterado sem refazê-la. A cadeia mais longa não serve apenas como prova da sequência de eventos testemunhados, mas como prova oriunda do maior pool de poder da CPU.”
A tecnologia de criptomoeda não é usada apenas para investir ou fazer pagamentos, cada vez mais para gerar serviços de valor agregado desde os meios de pagamento até a assinatura de contratos. Dentre os benefícios da blockchain alavanca potencial para manter registro seguro, descentralizado, sincronizado e distribuído das operações digitais, eliminando intermediação de terceiros. Definida como livro digital que permite liquidar transações, armazenar dados, manter registros ou celebrar contratos, entre outras coisas, a blockchain tem operações imutáveis e verificadas por rede de 'nós', em vez de uma pessoa ou empresa é a comunidade que valida o que ali se faz. Oferece vantagens como Segurança que cria registro imutável porque é criptografado de ponta a ponta e tantos backups quanto 'nós', seguido pela 'Transparência' em que a blockchain utiliza 'dados' e 'transações' registrados de modo idêntico em locais diferentes, na maioria dos casos como moedas digitais podendo ser auditado por qualquer pessoa e a 'Rastreabilidade' instantânea delimitando origem e rota de um ativo registrada na rede. A blockchain é utilizada na logística e cadeia de suprimentos, indústria financeira, bancária, farmacêutica, alimentícia, agroindustria e seguros, no governo, saúde e justiça.
Moral da Nota: o Primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, no primeiro discurso de 2023 mostra planos ao estudo de matemática oferecido através de rotas alternativas de qualificação, sendo que os A-Levels tradicionais permitem que alunos do ensino médio escolham disciplinas acadêmicas para estudar entre as idades de 16 e 18 anos. Em meio a inverno de greves de trabalhadores do setor público, recessão prolongada iminente, pressão sobre o Serviço Nacional de Saúde e crise de custo de vida apertando as famílias, os planos para estimular alunos ingleses estudar matemática até 18 anos tenta combater o inumerismo e preparar melhor os jovens para o local de trabalho. A educação escolar na Inglaterra é obrigatória apenas até os 16 anos de idade, daí, os alunos podem optar por outras qualificações acadêmicas, como A-Levels ou qualificações alternativas ou treinamento vocacional. Sunak, de origem indiana, frequentou instituições de prestígio como Stroud School e Winchester College, antes de estudar na Universidade de Oxford e segundo ele, "todas oportunidades que tive na vida começaram com a educação que tive a sorte de receber. Razão mais importante pela qual entrei na política, dar a cada criança o mais alto padrão de educação possível". Cerca de 8 milhões de adultos na Inglaterra têm habilidades numéricas do ensino fundamental, enquanto 60% dos alunos desfavorecidos não têm habilidades matemáticas básicas aos 16 anos. Por fim, conclui que "no momento, metade dos jovens de 16 a 19 anos estuda matemática. No entanto, em um mundo onde os dados estão por toda parte e as estatísticas sustentam empregos, os empregos de nossos filhos exigirão habilidades analíticas mais do que nunca."