O chefe global de liderança de pensamento, metaverso e sustentabilidade da Accenture Song. avalia que “em tempos de disrupção como os que vivemos, as pessoas questionam controle sobre suas próprias vidas”. As redes na terceira geração Web exibem interoperabilidade, automação através de contratos inteligentes, integração e armazenamento resistente à censura de arquivos de dados P2P., daí, blockchain servir como força motriz à próxima geração da internet. Desempenha papel fundamental na transformação das abordagens convencionais de armazenamento e gerenciamento de dados, oferecendo coleção única de dados ou camada de estado universal sujeita ao gerenciamento coletivo. A camada de estado exclusiva é oportunidade de desenvolver camada de liquidação de valor na Internet no envio de arquivos de modo protegida, contra cópia para permitir transações P2P eficazes e sem intermediários.
A chegada do Bitcoin traça o contorno da web 3.0, com a blockchain do Bitcoin e outros protocolos criando redes onde hackers teriam que invadir várias casas no mundo para acessar dados em uma casa. A Blockchain estabelece base à definição da web 3.0, facilitando armazenamento de dados em várias cópias da rede P2P cujo protocolo auxilia na especificação formal das regras de gerenciamento, além disso, orienta a segurança dos dados através do consenso majoritário dos participantes da rede, que recebem incentivos no token de rede nativa por contribuição à segurança e manutenção da rede. A Blockchain é a base da web 3.0, especialmente no modo de transformar estruturas de dados no back-end da web, apoiando desenvolvimento de camada de governança rodando sobre a internet existente. A camada de governança permite desconhecidos sem confiança chegarem a acordos e liquidarem transações pela internet, curiosamente, as funcionalidades blockchain na web 3.0 se concentrariam na introdução de revolução de back-end e, do ponto de vista técnico, web 3.0 como coleção de protocolos blockchain focados em alterar fiação de back-end da Internet, considerando blockchain como computador mundial distribuído que muda como vemos a Internet.
Moral da Nota: um dos exemplos proeminentes da Web 3.0 com as funcionalidades explícitas da blockchain é o Follow, organização autônoma e descentralizada que criou protocolo social descentralizado inovador à próxima geração de serviços web e, em blockchain do Follow, oferecendo controle completo das identidades sociais e dados dos usuários, cujo desenvolvimento da web 3.0 se concentra na criação de infraestruturas sociais que atendem precedentes da Internet. A Blockchain elimina necessidade de intermediários confiáveis, permitindo que redes se lembrem coletivamente das interações do usuário ou eventos anteriores, portanto, é força definitiva para abrir possibilidades com melhor descentralização. A característica mais significativa da blockchain que apresenta base ideal à web 3.0 é a descentralização e, com a terceira interação da web, usuários teriam acesso a internet autônoma e aberta, ao mesmo tempo, importante observar como o aprendizado de máquina, IA e IoT apoiariam o surgimento da terceira geração web.