Metaverso é oportunidade para desenvolver negócios e investimentos, além caminhar à vanguarda tecnológica. Trata-se de universo de possibilidades que começa ser real, com tênues fronteiras entre o tangível e o digital não só permitindo que jogos, reuniões ou negócios aconteçam, mas empresas e oportunidades de negócios sejam criadas e desenvolvidas. Embora este espaço de realidade aumentada e virtual esteja associado ao mundo dos jogos, o metaverso permite criação de oportunidades de negócio em campos infinitos incluindo moda, educação, investimento imobiliário e indústria do turismo. Entender a composição metaverso necessita entender que refere-se aos universos virtuais em realidade aumentada ou realidade virtual, espaço virtual de mundo interconectado, Web 3 e blockchain. Do uso de NFTs à aplicação de governança em espaço virtual, a blockchain encontra pontos de convergência metaverso, com grandes marcas utilizando o termo. Motivado pelo sucesso dos jogos e metaversos populares como Minecraft ou Roblox, o espaço virtual metaverso tornou-se rede social de amanhã, espaço publicitário do futuro, com grandes marcas como Microsoft, Google ou Meta, além de Empresas de luxo como Luis Vuitton e Gucci, ou, o setor esportivo se rendendo a seus encantos.
Relatório da GamesPad analisa oportunidades de negócio na tecnologia, mostrando detalhamento com dados mais destacados. Existem 3 bilhões de jogadores online no mundo fazendo com que o volume de investimentos escale o recorde histórico em 2021, com mais de 13 bilhões de dólares investidos e gastos do consumidor americano passando de US$ 17,5 bilhões à US$ 60,4 bilhões. Os jogos multijogador, por exemplo, permitem jogadores convidarem amigos, interagirem com outros jogadores e se relacionaroriginando mais jogos através de NFT. O metaverso dá lugar lugar a subcultura da moda, via misturas entre mundo real e virtual, por exemplo, por meio de design e modelagem digital de roupas do mundo real, upload de designs de roupas reais e digitais ao blockchain para que sejam vendidos como NFTs e roupas digitais renderizadas em pessoas reais. Grandes redes como Saks, Lane Crawford e Selfridges fizeram parceria com a Highstreet, para transformar lojas físicas de varejo em portais metaverso e, pela primeira vez, compradores de coleções selecionadas reivindicaram ativos digitais com sua compra, iniciando o movimento Metaverso no varejo convencional. Pesquisa da GamesPad, mostra que 45% dos seguidores no Telegram dizem que estão pensando em comprar imóveis virtuais, enquanto 14% dos usuários dizem que já compraram algum. Os empreendedores imobiliários, avançam ao futuro digital, através da compra de terrenos ou imóveis virtuais, rapidamente tornando-se modo lucrativo de fazer transição ao cenário metaverso emergente, permitindo benefícios no mundo real. O metaverso para educadores, provedores de cursos online, institutos e universidades, permite aprendizado mais imersivo, "inaugurando nova era à educação, permitindo alunos e professores se encontrarem no espaço digital através de headsets de realidade virtual, independentemente da localização na vida real, funcionalidade que leva à melhoria da educação". Viagens e tours virtuais para diferentes partes do mundo são interesses que poderiam acessar através do metaverso, decorrente limitações financeiras dando origem a número ilimitado de oportunidades. Outro dos benefícios da indústria do turismo no metaverso é usar o espaço como inspiração de visitas no mundo real, por exemplo, experiências em que os viajantes em potencial visitam cidades e hotéis visualizando atrações do destino que desejam visitar antes de viajar. O metaverso oferece grande oportunidade de usar a realidade virtual para se envolver com novos clientes, bem como com os existentes, criando experiências imersivas e, tornando o efeito da publicidade mais poderosa, oportunidade para criar anúncios, criar eventos, influenciadores virtuais e o próprio comércio.
Moral da Nota: emergem ainda, viagens virtuais com as oportunidades de monetizar habilidades dos trabalhadores aos que desejam participar e inovar. Os funcionários poderão se beneficiar do metaverso, pois as empresas podem usar tecnologias emergentes para habilitar espaços de trabalho virtuais, melhorar engajamento dos funcionários, conexão no ambiente de trabalho remoto e inspirar a colaboração criativa. O Microsoft Mesh é exemplo mais conhecido de como o metaverso pode ser usado com êxito modificando o espaço de trabalho, ferramenta que evolui rapidamente à solução de espaço de trabalho virtual permitindo usuários acessarem praticamente todos os serviços Microsoft de qualquer lugar do mundo. O teletrabalho vai ser potenciado no metaverso, via conceito de universalidade se traduzindo em tecnologias e, por sua vez, oportunidades para empresas de ponta. A revolução digital se aproxima e multiplica por milhões as possibilidades que a Internet oferece capitalizando e buscando oportunidades de negócios, o grande desafio dos próximos anos.