sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

Comércio digital

A Gartner na pesquisa Hype Cycle for Digital Commerce, sobre o cenário e futuro do comércio eletrônico, prevê que aplicações de configuração visual, e-wallets, CIAM, Customer Identity And Access Management, e VCAs, Virtual Customer Assistants, ganharão escala impactando comércio digital global. O Vice-Presidente de Pesquisa da Consultoria explica que “o comércio digital é mercado em rápida mudança, com pressões e necessidades de inovar significando adoção de novas tecnologias” além de “líderes de aplicações usarem Hype Cicle diferenciando suas soluções entre tecnologias que desaparecerão e as que impactarão de modo significativo nos negócios. Ao compreender oportunidades e desafios de cada tecnologia, podem tomar decisões mais assertivas sobre os recursos disponíveis.” A pesquisa detalha que aplicações de gerenciamento de identidade e acesso do cliente, carteiras digitais, configuração visual e assistentes virtuais, são aplicações maduras e ganham corpo para aplicação à realidade das companhias, com mais exemplos de como esses recursos beneficiam e serão aplicados na prática dos negócios, cristalizando conceitos e, tornando-se melhor compreendidos às empresas. 

As CIAM, administração de identidade e acesso do cliente, gerenciam identidade, autenticação e autorização aos casos de uso de acessos externos e, decorrente a regulamentos de privacidade e dependência de interações remotas, intensificaram sua importância às empresas e clientes. A utilização das aplicações de gerenciamento de identidade e acesso de clientes, melhora a experiência do usuário, UX, no comércio B2C e B2B, nas ações da gig economy e interações entre governo e cidadão, G2C, e até fins de 2021, 86% das organizações competiram com base na experiência do usuário em setores com pouca diferenciação competitiva entre produtos e serviços com a experiência on-line tornando-se a diferenciação. As carteiras digitais estabelecem credenciais permitindo usuários fazerem transações remotas ou face a face a partir de dispositivos conectados, com benefícios como redução do esforço do cliente e aumento da receita, em setores como estacionamento, transporte, varejo e comércio digital. As assistentes virtuais de atendimento são aplicações envolvendo informações e/ou atuando em nome do cliente de determinada organização, cuja adoção foi acelerada pela pandemia, levando a formatos de uso à fase de adoção convencional nas áreas de saúde ou marketing, sendo o primeiro ponto de contato de suporte a interações com os consumidores via canais de engajamento digital, fornecendo aconselhamento e engajamento proativos, construindo fidelidade e satisfação do cliente. A configuração visual permite representantes de vendas e clientes finais vejam representação visual dos produtos que desejam, com opções e recursos que selecionaram, mais relevante à transações B2B, permitindo ao cliente comprar produtos manufaturados complexos via comércio digital e sem treinamento. Melhorias no fotorrealismo aprimorado, levam ao rápido crescimento e adoção mais ampla da configuração visual entre empresas de comércio digital. 

Moral da Nota: a Gartner, empresa de pesquisa e consultoria, membro do S&P 500, fornece insights aos líderes de negócios, conselhos e ferramentas para alcançarem prioridades em missões críticas e desenvolverem organizações de sucesso. Combina pesquisas orientadas baseadas em dados, aconselha clientes na tomada de decisões sendo parceira crítica à mais de 15 mil empresas em mais de 100 países. 

Nota rápida: pesquisa da Goldman Sachs Research, mostra crescimento potencial global projetado à média de 2,8% ao ano entre 2024 e 2029, diminuindo a partir de então. A queda na expansão econômica se dá à medida que a taxa de crescimento populacional mundial caiu pela metade nos últimos 50 anos, atualmente, abaixo de 1%, no entanto,  o crescimento populacional estagnará em 2075, conforme  projeções demográficas da ONU.