O uso crescente de tecnologias de Realidade Virtual, RV, com mercados, metaverso, DeFi e NFT, estabelecem aplicativos web3 com ingredientes para revolucionar a transformação digital. A Web 3.0 refere-se basicamente ao conjunto de princípios para estabelecer infraestrutura que facilita serviços e transações da Internet incorporando tecnologias como IA, web semântica, blockchain e aprendizado de máquina, para criar versão internet que permita comunicação e interação descentralizada entre usuário e aplicativo. A web3 evoluiu como nova internet que aprende o que o usuário pesquisa e fornece resultados precisos, curiosamente, introduziu melhorias de valor à empresas em diferentes áreas. Pode garantir envolvimento e feedback do cliente, além de otimizar experiências para conquistar confiança com mais transparência à negócios B2B, permitindo relacionamentos em confiança entre clientes. A Web3 pode remover autoridade centralizada única e capacidade de armazenar indevidamente dados do usuário, revolucionar experiências de mídia social oferecendo recompensas na forma de ativos digitais. A integração web3/IoT abre espaço à produtividade, especialmente com melhores opções de gerenciamento de risco auxiliando na abertura de negócios para expansão e crescimento.
Casos de uso estabelecem bases para experimentar aplicativos web3 enfatizando desenvolvimento de rede aberta e igualitária, com direitos semelhantes, evitando preocupações em relação à segurança e privacidade, com características de Descentralização, Interoperabilidade, Sem permissão, Auto-governança e Rede segura. Dentre aplicativos web3 top 2022, emerge o Everledger, registro global digital distribuído, que oferece registro único permitindo armazenar dados na nuvem. O aplicativo Everledger rastreia diamante, ouro, vinho e etc, permitindo digitalizar o adesivo Everledger e garantir autenticidade do produto. O Storj, solução de armazenamento descentralizada, garante tolerância a falhas e redundância revolucionando benefícios do armazenamento em nuvem com flexibilidade para uploads e downloads ilimitados, independente do tempo. O Brave é navegador que oferece bloqueio de anúncios com recursos de privacidade, seguro, utiliza blockchain interrompendo anúncios indesejados e rastreadores permitindo flexibilidade de monetização de dados em troca de tokens Brave. O metaverso Decentraland é entrada entre os melhores aplicativos web3 que permite usuários conhecer, interagir, socializar e jogar com outros usuários. Gira na personalização de parcelas virtuais de terra e experiências de hipotecas em propriedades virtuais com possibilidade de aluguel para eventos no metaverso, chamando atenção de Samsung, Adidas e PwC. O Secretum é alternativa descentralizada ao whatsApp permitindo conectar sem um número de telefone ou endereço de e-mail, garantindo segurança e privacidade com flexibilidade para negociar criptomoedas, NFTs e tokens blockchain de forma eficiente.
Moral da Nota:aplicativos web 3.0 revelam que descentralização, segurança, facilidade de uso e transparência são conceitos motores encontrando estrutura e funcionalidades definidas. Além de não se restringir a plataforma única, aplicativos web3 se espalharam por setores diversos em casos de uso.