segunda-feira, 17 de outubro de 2022

Plataforma metaverso

O metaverso nos próximos anos, dependerá da inclusão de pessoas na interação com as outras, no trabalho, estudo e vida social através de seus avatares, sendo objetivo principal não se tornarem meros observadores mas partícipes desse universo virtual. Pesquisa do Fórum Econômico Mundial revelou que 65% das crianças na escola primária hoje trabalharão em empregos que ainda não existem e, segundo o vice-presidente da ABTD, Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento, que realiza cursos e conferências com a concepção do metaverso, esses números tendem a crescer. O metaverso é representação de um mundo virtual 3D imersivo onde os usuários interagem com diferentes espaços como avatares digitais edefinições articuladas a partir de diferentes perspectivas. A explicação para o metaverso é que trata-se de universo aberto e compartilhado permitindo  participação como avatar digital,  com usuários se movendo em diferentes espaços. O metaverso auxilia usuários a criar, compartilhar ou negociar experiências e ativos, dependendo de diferentes pilares para estabelecer a realidade digital perfeita conforme percebida na visão à tecnologia.

As plataformas metaverso existentes podem mostrar como revolucionar o futuro dos serviços e soluções digitais, sendo  basicamente plataformas virtuais que auxiliam desenvolvedores na criação de novas experiências virtuais aproveitando realidade aumentada, realidade virtual e outras tecnologias.  Empresas de tecnologia como Facebook, Microsoft e NVidia trabalham em suas próprias soluções metaverso, ao passo que assumem a dianteira a Decentraland, Illuvium, Sandbox, Axie Infinity, Cryptovoxels, Star Atlas, Bloktopia, Metahero, Roblox e Somnium Space.  A Descentraland,  pioneira na tecnologia metaverso,  pede atenção entre as principais plataformas por conta do potencial excepcional. Trata-se de  plataforma popular para criar, negociar, monetizar e explorar o mundo virtual, permitindo criação no desenvolvimento de obras de arte, desafios, cenas e outras experiências virtuais. Através de ferramenta de construção simples, serve como instrumento flexível para se familiarizar com o conceito de metaverso aprimorando experiências virtuais com aplicativos multimídia e jogos sociais. O Sandbox é metaverso de jogos NFT descentralizado na blockchain Ethereum, permitindo criação, venda, compra e monetização de  NFTs de realidade virtual. Permite que jogadores e criadores monetizem seus ativos digitais e outras experiências de jogos na rede blockchain com liberdade para mostrar talento e inovação. O Illuvium é jogo de aventura RPG descentralizado e desenvolvido na blockchain Ethereum ao lado da Immutable X L2 Network, tornando-se uma das plataformas populares do metaverso. O jogo exige que os players explorem paisagens massivas e diversas para caçar e coletar criaturas mágicas, conhecidas como Illuvial.Já o Axie Infinity mostra um vislumbre melhor que esperar do futuro metaverso, apresentando robôs voadores, criaturas mágicas, mutantes e feras voadoras, incluindo criaturas conhecidas como Axies. O nome de Cryptovoxels indica como o metaverso evolui na blockchain Ethereum , oferecendo universo de jogos virtuais com suporte a experiências de RV bem como usabilidade em PCs. O usuário pode aproveitar a plataforma para desenvolver imóveis metaversos e colocar as propriedades virtuais à venda, podendo criar terrenos vazios para venda ou edifícios pré-fabricados, além de galerias de arte e espaços de colaboração bem como ruas, portos ou mesmo artigos de moda. Possui suporte contínuo à vários tipos de NFTs, incluindo wearables, acessórios de jogos, roupas ou obras de arte.

Moral da Nota:  dentre os casos de uso metaverso, o turismo virtual se desenvolve a ponto de desfrutar a experiência de viajar sem visitar destinos fisicamente, sendo que a realidade virtual (VR) e a realidade aumentada (AR) podem se unir para criar ambiente digital imersivo. Plataformas populares de streaming de vídeo, YouTube e serviços de hospedagem de conteúdo estão expandindo as coleções de conteúdo de vídeo em 360 graus. A busca por casos de uso blockchain metaverso aponta à possíveis aplicações na facilitação da comunicação em tempo real, em experiências na web que podem transformar as abordagens convencionais de comunicação de áudio e vídeo. Escritório Virtual e Espaços de Aprendizagem alavancam o crescimento do trabalho remoto com chamadas Skype, Microsoft Teams e reuniões do Zoom vistas na pandemia, além de apresentar perspectivas no desenvolvimento de espaço de escritório ou ambiente de aprendizagem. Universidades têm usado plataformas online como Minecraft e Second Life para melhorar as experiências de aprendizagem dos alunos com simulações de RV auxiliando estudantes de arquitetura e medicina praticarem habilidades. Por fim,  o metaverso oferece perspectivas ​​para possibilitar interação entre pacientes e profissionais de saúde, independente de restrições geográficas e em tempo real.