A Siemens rastreia emissões em toda a cadeia de suprimentos, incluindo software chamado SiGreen e sistema de contabilidade distribuído, chamado de rede Estainium, que permite parceiros de vários setores troquem dados de emissões confiáveis com segurança. Lançou conjunto de ferramentas incluindo dados de emissões dos seus fornecedores, emissões de escopo 3 conhecidas como emissões da cadeia de valor, representando a maioria das emissões totais de gases efeito estufa de uma organização, conforme a Agência de Proteção Ambiental dos EUA. Ao obter dados de emissões reais e precisos, em vez de médias do setor como outras ferramentas usam, o sistema da Siemens facilita organizações avaliar sua verdadeira pegada de carbono. As ferramentas devem atender ao crescente número de empresas que priorizam medidas de sustentabilidade decorrente pressão para reduzir sua pegada de carbono de funcionários, investidores, clientes e reguladores.
Neste sentido, Milão, segunda cidade mais populosa da Itália, trabalha com a Bloomberg Philanthropies para implantar sensores de baixo custo nas escolas e entender exposição das crianças à poluição do ar, desenvolvendo dados hiper-locais sobre qualidade do ar O piloto implanta rede local de monitoramento da qualidade do ar, medindo níveis de poluição do ar em 50 escolas e 10 locais prioritários no período de dois anos. Como parte deste projeto, a Amat, agência da cidade delegada no monitoramento local da qualidade do ar, desenvolve dados hiper-locais sobre qualidade do ar com plataforma digital para fornecer informações à administração municipal à fins de planejamento às escolas, pais e comunidade buscando consciência do cidadão sobre poluição do ar. A Italian Climate Network, em parceria com a editora Edizioni Ambiente, lançou campanha educativa nas escolas de Milão, cujos dados e outros recursos são usados para ajudar alunos e famílias melhorar compreensão sobre fontes de poluição e importância do ar limpo. Milão está entre as 10 cidades da UE com maiores custos e encargos de mortalidade decorrentes poluição do ar, desenvolvendo Plano Voluntário de Qualidade do Ar e Clima, restringindo veículos poluentes, comprometendo criar área de emissão zero no centro da cidade até 2030, com ruas livres de combustíveis fósseis e fortalecendo monitoramento da qualidade do ar. A Bloomberg Philanthropies desenvolve projetos similares em Londres, Bruxelas, Paris, Mumbai e Jacarta.
Moral da Nota: a governadora de Nova York, Kathy Hochul , anunciou que os novos carros de passeio, picapes e SUVs vendidos no estado devem ter emissões zero até 2035. Para atingir a meta, 2035, espera que 35% dos carros novos precisarão ter emissão zero até 2026 e 68% até 2030 e, ônibus escolares novos têm até 2027 para atender os novos padrões com as frotas obrigadas a emissão zero até 2035. A legislação que exige carros novos elétricos ou a hidrogênio, vem depois que o conselho de recursos aéreos da Califórnia votou para eliminar gradualmente venda de novos carros movidos a gás no estado, sendo que Nova York é o segundo estado a tal mandato sinalizando que outros seguirão em breve. De acordo com o Clean Air Act de 1970, a Califórnia foi autorizada pelo Congresso a definir seus padrões de emissões para veículos. Outros estados podem adotar as políticas da Califórnia mas não podem implementar seus padrões, como resultado, a Califórnia deve liderar a trilha para qualquer aplicação estatal de regras de emissões mais rígidas. O governador da Califórnia anunciou investimento de US$ 10 milhões no programa de descontos Drive Clean do estado, que oferece desconto de até US$ 2 mil à compra de mais de 60 modelos de carros elétricos que, ao lado de desconto nos impostos federais de US$ 7.500, tornam a mudança ao elétrico significativamente mais acessível, sendo que o estado já emitiu quase 80 mil descontos e gastou mais de US$ 92 milhões no programa. A New York Power Authority anunciou a 100ª instalação de carregador de alta velocidade na rede estadual de carregamento de EV EVolve NY, estações de carregamento encontradas ao longo dos principais corredores de viagem, como de Buffalo a Albany ou de Adirondacks a Long Island, sendo que a EVolve NY comprometeu US$ 250 milhões até 2025 para expandir sua rede de carregadores. Por fim, Nova York também receberá US$ 175 milhões da alocação de US$ 5 bilhões da conta de infraestrutura para redes de carregamento de veículos elétricos no país e que a expansão da infraestrutura de carregamento disponível ajudará aumentar a venda de veículos elétricos no estado.