quarta-feira, 5 de outubro de 2022

Interoperabilidade

Interoperabilidade permite redes e protocolos blockchain se comunicarem entre si, tornando fácil aos usuários se envolverem na tecnologia, refere-se a ampla variedade de métodos que permitem blockchains se comunicarem, compartilhar ativos e dados digitais e trabalhar juntos de modo eficaz, possibilitando que uma rede blockchain compartilhe atividade econômicas com outra, por exemplo, a interoperabilidade permite que dados e ativos sejam transmitidos em diferentes redes blockchain usando pontes de cadeia cruzada descentralizadas. Não é algo que a maioria das blockchains possui porque cada uma delas é construída em diferentes padrões e bases de código e, como a maioria das blockchains são incompatíveis, as transações devem ocorrer em uma única blockchain não importando quantos recursos tenha. É benéfico que partícipes de blockchains sejam vinculadas por protocolo único, reduzindo atrito ao usuário, permitindo acesso a diferentes aplicativos descentralizados, DApps, sem precisar trocar de rede. É difícil aos usuários aproveitar vantagens de cada rede. daí, necessidade de manter tokens apoiados por cada blockchain para participar de seus protocolos de rede, sendo que a interoperabilidade resolve esse problema permitindo que usuários usem um token em várias blockchains. Ao permitir blockchains se comunicarem, um usuário pode acessar protocolos de vários blockchains com mais facilidade e com mais chances de crescimento do valor.

Em relação a finanças descentralizadas, permite aos traders modos diversos de usar seus ativos trazendo crescimento e oportunidades adicionais ao setor, por exemplo, a agricultura de rendimento dias cadeias permite que investidores gerem retornos como renda passiva em muitas blockchains com um único ativo. A interoperabilidade não é apenas conectividade entre blockchains já que Protocolos e contratos inteligentes também são interoperáveis, por exemplo, a t3rn, plataforma de hospedagem de contratos inteligentes, permite que operem em várias blockchains hospedando na plataforma de contrato inteligente implantando e executando em diferentes redes blockchain. Contratos inteligentes interoperáveis ​​facilitam desenvolvedores criar aplicativos de cadeia cruzada e usuários executar transferências. Os contratos inteligentes interoperáveis ​​facilitam acesso dos usuários a aplicativos descentralizados, pois não necessitam trocar de rede, por exemplo, ao usar uma DApp na ​​Ethereum e acessar protocolo de empréstimo no Polkadot, caso a DApp baseada em Polkdadot tenha um contrato inteligente interoperável, eles a acessam na Ethereum. Os Oracles são protocolos que podem se beneficiar da interoperabilidade como entidades que conectam dados do mundo real ao blockchain através de contratos inteligentes. Plataformas oraculares descentralizadas como a QED, podem conectar oráculos a várias redes blockchain, possibilitando compartilhamento de dados do mundo real entre blockchains e obter dados de API ou sensor e enviá-los à contrato inteligente para ser ativado assim que determinadas condições sejam atendidas. Se a cadeia de suprimentos tiver várias organizações usando diferentes redes blockchain, na s chegada de um componente ao destino, o oráculo envia dados ao contrato inteligente confirmando entrega, ao ser confirmada pelo oráculo, o contrato inteligente libera o pagamento.

Moral da Nota : a interoperabilidade importa na troca de ativos digitais entre redes blockchain, modo comum de fazer é usando pontes de corrente. que permitem usuários transferir tokens de uma blockchain à outra. A interoperabilidade entre blockchains melhora a produtividade no setor de criptomoedas permitindo mobilidade rápida de dados e ativos entre blockchains e aumentando flexibilidade dos envolvidos.