quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Blockchain Explorer

A Unmarshal, rede de indexação de dados DeFi de várias cadeias, lançou o Xscan.io,  explorador de cadeias com suporte à Ethereum, Polygon e Binance Smart Chain. Qualquer pessoa pode inserir informações de transação blockchain, como hash de transação ou endereço ou um ENS e o Xscam.io  decodifica as informações sem complicações. O usuário da Internet usa o Google para pesquisa de informações sobre  tópico de interesse, os usuários DeFi, incluindo desenvolvedores de dApp, investidores ou proprietários de câmbio, podem usar o Xscan para buscar dados como saldos de token, histórico de transações decodificadas e histórico de transações NFT. Ferramentas semelhantes como blockchain.com  explorer, Etherscan e BSCscan, no caso da existência do explorador Blockchain.com, quem necessitar usar essas ferramentas precisará selecionar a preferência de blockchain que se concentra em Bitcoin, Bitcoin Cash e Ethereum, enquanto Etherscan e BSCscan suportam apenas uma única rede. Com o aumento do interesse em produtos financeiros descentralizados, necessita combinar o interesse com soluções fáceis de usar que atendam a espectro mais amplo de usuários.  A IU do Xscan foi projetada mais enxuta com dicas visuais para melhorar visibilidade entre ativos e transações com ferramentas similares  como Etherscan ou BSCscan.

Empresas estabelecidas investem em projetos que oferecem casos de uso específicos, com o Alphabet se tornando a maior investidora do mercado tradicional investindo US $ 1,56 bilhão de dólares em empresas blockchains entre setembro de 2021 e junho de 2022, assumindo liderança entre empresas de capital aberto que investem no setor, segundo pesquisa publicada pela Blockdata, com a Fireblocks, Dapper Labs, Voltage e Digital Currency Group receptoras de investimento.  No mesmo período, a BlackRock investiu US $1,17 bilhão na Circle, FTX e Anchorage digital e  o Morgan Stanley em terceiro lugar com investimento de US $ 1.1 bilhão dividido entre Figment e NYDIG.  A Samsung investiu US $ 979 milhões em  empresas como a Flowcarbon, Saga.xyz, Dank Bank, Yuga Labs, Big Whale Labs, Atomic Form, Myty, FanCraze, Sky Mavis, Aleo, Ramper, Metrika e Animoca Brands. O Goldman Sachs aparece em quinto lugar com investimento de US $ 698 milhões nas empresas Certik, CoinMetrics e Elwood, Blockdaemon e Anchorage Digital. Outros investimentos em empresas blockchain estão a BNY Mellon que investiu US $ 690 milhões entre Talos, CoinMetrics e Firebrlocks a PayPal investiu US $ 650 milhões entre Talos, LayerZero, TRM e Anchorage Digital, a Microsoft  US $ 477 milhões entre Palm e Consensys e o Commonwealth Bank US $ 421 milhões entre Lygon, Xpansiv e Gemini.

Moral da Nota: a grande preocupação mundial chama-se supply chain ou cadeia de suprimentos que aparece em todos os sentidos e colocando a blockchain no centro de atenções. Neste contexto, Estados membros dos Cinco Acordos de Defesa de Poder, FPDA, iincluirão interrupções na cadeia de suprimentos em futuros exercícios militares, já que os chefes de defesa prometeram continuar treinando de forma realista para garantir que o pacto de 5 anos permaneça relevante . A FPDA, formada em 1971 no contexto do conflito no Sudeste Asiático, compreende Cingapura, Malásia, Austrália, Nova Zelândia e Grã-Bretanha e, sob o pacto, estados membros devem consultar-se mutuamente em caso de ataque armado à Malásia ou Cingapura. Países da FPDA dizem que querem dar 'relevância moderna ao pacto de defesa discutindo contraterrorismo, pirataria marítima, novas ameaças e como a guerra da Rússia na Ucrânia contribuiu para interrupções na cadeia de suprimentos. "No Exercício Suman Protector no final 2022, serão incluídos assistência humanitária e operações de socorro em desastres, interrupções na cadeia de suprimentos. operações de evacuação de não combatentes como parte das séries de exercícios da FPDA". A guerra na Ucrânia interrompeu exportação de grãos, causando escassez de matéria-prima e aumento dos preços das aves, enquanto a pandemia de COVID-19 reduziu a mão de obra, atrasou navios e causou gargalos nos principais portos do mundo. Não está claro como os militares da FPDA simularão interrupções na cadeia de suprimentos,  já que o grupo atualizou a natureza de seus exercícios ao longo dos anos, incluindo treinamento e compartilhamento de informações sobre sistemas aéreos não tripulados. Os chefes de defesa disseram que o FPDA é um "acordo construtivo, transparente e pacífico" parte integrante da arquitetura de segurança regional há mais de 50 anos.