Até 2023, trens movidos a hidrogênio estarão prontos ao mercado na Índia, segundo o ministro das ferrovias, contrapondo a Alemanha que lançou a primeira frota mundial de trens de passageiros movidos a hidrogênio.O ministro indiano explicou que o país desenvolve trens a hidrogênio, prontos em 2023. com o detalhe de ser hidrogênio verde como combustível, oferecendo benefícios que incluem apoio às metas de carbono zero como fonte de energia limpa. A Alstom , empresa francesa, desenvolve os 14 trens alemães com acionamento por célula de combustível de H2 ao custo de US$ 92 milhões. Na Universidade SOA em Bhubaneswar, o ministro das ferrovias explicou que a Indian Railways tenta conectar áreas remotas e desconectadas do país com a rede ferroviária através de terminais Gati Shakti, trabalho, em andamento. O ministro acrescentou que os trens Vande Bharat Express são fabricados na ICF e, atualmente, os dois trens operacionais estão entre Nova Delhi-Varanasi e Nova Delhi-Vaishnodevi Katra explicando que "o Vande Bharat Express, de velocidade semi-alta e, um dos mais rápidos, é desenvolvido de forma nativa com tecnologia interna indiana funcionando sem problemas nos últimos dois anos". Sobre o gerenciamento de trens e trilhos, o ministro explicou anteriormente que "trabalham em sistema de gerenciamento de trilhos para operar trens de semi-alta ou alta velocidade" informando que após a conclusão bem-sucedida do teste de Vande Bharat, a produção em série dos 72 trens restantes começará em breve. Acrescentou que "a velocidade máxima do terceiro trem Vande Bharat é de 180 kms/h e, atinge 0-100 km/h em 52 segundos, comparado com 55 segs do trem-bala, sendo que a primeira geração de trens Vande Bharat atinge 0-100 km/h em 54,6 segs atingindo velocidade máxima de 160 km/h".
Inseridos na transição energética, em agosto de 2022, a Índia obteve seu primeiro ônibus de célula a combustível de hidrogênio desenvolvido pela KPIT-CSIR em Pune. O Ministro de Estado da Ciência e Tecnologia lançou o ônibus de célula a combustível de hidrogênio e, no evento, classificou o hidrogênio verde como excelente vetor de energia limpa permitindo a descarbonização profunda das emissões de difícil abatimento na indústria de refino, fertilizantes, siderurgia, cimento e no setor de transporte comercial pesado. Informou que a célula de combustível utiliza hidrogênio e ar para gerar eletricidade e alimentar o ônibus, sendo que o único efluente é a água, devendo se transformar no meio de transporte mais ecológico. Por exemplo, um único ônibus a diesel operando em rotas de longa distância emite 100 toneladas de CO2 anualmente e, há mais de um milhão desses ônibus na Índia, ao passo que veículos com célula de combustível oferecem zero emissões de gases efeito estufa em contraste com veículos comerciais pesados movidos a diesel que respondem por 12-14% de emissões de CO2 e partículas. Acredita que veículos movidos a hidrogênio fornecem excelente meio para eliminar as emissões rodoviárias do setor de transporte comercial pesado, acrescentando que a alta eficiência dos veículos movidos a células de combustível e alta densidade de energia do hidrogênio garantem custos operacionais em rúpias/km para caminhões e ônibus com células de combustível menores que veículos movidos a diesel, podendo trazer revolução do frete na Índia. Por fim, explica que a Índia pode saltar de importador líquido de energia fóssil para se tornar exportador líquido de energia de hidrogênio limpo e fornecer liderança global no espaço de hidrogênio, tornando-se grande produtor de hidrogênio verde e fornecedor de equipamentos para hidrogênio verde.
Moral da Nota: o Instituto Indiano de Tecnologia Madras, IITM, testará casos de uso em torno do Hedera Token Service, blockchain público à pagamentos, além de tornar-se membro do conselho Hedera Hashgraph para governança descentralizada. O IIT Madras é um dos principais institutos de educação técnica na Índia, sob a jurisdição do Ministério da Educação, e como membro do Conselho de Administração Hedera, tornou-se uma das 39 organizações globais que executam nós de rede iniciais para governar o livro-razão público Hedera na tecnologia de livro-razão distribuído, DLT,.. Aprimorará recursos DLT em educação e pesquisa, planejando testar casos de uso em cadeias de bloqueio públicas para pagamentos através do Hedera Consensus Service e do Hedera Token Service. Pesquisadores do IIT lançaram recentemente aplicativo de telefone em blockchain chamado BlockTrack, que ajuda usuários e organizações digitalizar e gerenciar registros médicos.