IoT pode ajudar prevenir crimes e garantir Segurança pública, pela necessidade de coletar e processar grandes volumes de dados tornando aplicações no setor público altamente impactante. Os governos buscam garantir saúde, segurança e prosperidade às populações com pequena quantidade de pessoal, tornando óbvio a utilização IoT para habilitar funções e garantir o bom funcionamento das atividades de rotina focando projetos exigentes de longo prazo.
Ao aprimorar a aplicação da lei no setor público, a IoT se insere na enormidade da população em geral e complexidade das áreas habitadas, tornando difícil às agências governamentais fornecer vigilância e proteção com o pessoal disponível. A presença de câmeras é inútil se não houver olhos para analisar imagens gravadas e, a IoT, auxilia agências na aplicação da lei e no monitoramento da segurança através de sua rede inteligente de dispositivos de detecção e varredura. Tais sistemas movidos por aprendizado de máquina e algoritmos de aprendizado profundo, coletam imagens de vídeo e áudio, analisam-nas e notificando o pessoal envolvido na descoberta de situações potencialmente prejudiciais, investigadas e evitadas a tempo. Sistemas de leitura de placas de veículos habilitados à IoT ajudam rastrear veículos de criminosos e infratores de trânsito e, através de rede IoT inteligente e conectada, permite resposta rápida a ameaças que minimizam taxas de crimes através de ações preventivas. Governos investem na construção e manutenção de instalações de infraestrutura ao público, incluindo estradas e pontes, redes de energia, linhas de abastecimento de água, abastecimento de gás, ferrovias, aeroportos, etc., com alto custo de manutenção e, danos ou defeitos nesses sistemas, causam interrupções em atividades civis com ramificações de longo alcance. O funcionamento eficaz desses sistemas implicam em manutenção e monitoramento habilitados à IoT, por exemplo, sensores IoT analisando linhas ferroviárias e motores em busca de defeitos ou sons de falha e notificam autoridades e equipes em questão para reparos. Monitorar e regular fornecimento de energia via redes de energia ajuda na identificação de interrupções iminentes, além de gerenciar infraestrutura, a IoT ajuda tomar decisões sobre projetos como construção de novas estradas e linhas ferroviárias.
Moral da Nota: governos previnem desastres e protegem o setor público com sistemas de prevenção e gestão de desastres habilitados à IoT e big data, ajudando preservar vidas em épocas de desastres. Incêndios florestais são mitigados com sensores IoT instalados nas florestas, detectando em estágios iniciais, para conter propagação e efeitos devastadores. A IoT auxilia em áreas propensas a inundações monitorando corpos d'água, alertando autoridades quando níveis da água sobem em taxas alarmantes, prevenindo desastres provocados pelo homem e fornecendo às equipes de resposta a emergências e capacidades de monitoramento contínuo que permite preparo à contingências. Integrar IoT nas operações do governo é esforço longo e árduo, no entanto, os benefícios superam o atrito inicial e com maior penetração e propagação, os governos assumirão papel de supervisão e garantia do bem-estar público sem obstrução.