sábado, 19 de fevereiro de 2022

Marketplace e clima

A startup Wayra, centro de inovação da Telefônica, investe em pegada de carbono e blockchain no ClimateTrade, mercado climático com blockchain espanhola. Dá passo à frente no  marketplace descentralizado focado em combater mudanças climáticas com blockchain, conforme anunciado em  comunicado de imprensa no portal web Europa Press. O investimento no projeto surge após participação em ronda de Pré-Série A da ClimateTrade, arrecadando 7 milhões de euros, com fundos da Conexo Ventures, ClearSky e demais investidores.

A ClimateTrade é  mercado nascido na Espanha apoiando marcas globais em objetivos de descentralização, facilitando financiamento de projetos de compensação de carbono e regeneração climática através da Blockchain. A Telefônica busca integrar a API ClimateTrade em seu portal de comércio eletrônico de compras em tecnologia, à usuários adquirirem dispositivos compensando emissões de CO2 geradas por pedidos através da blockchain. Com a entrada de capital, a startup hub de inovação aberta da Telefônica, investiu no ClimateTrade,  mercado climático blockchain aumentando atuação na Europa, Ásia e EUA. O investimento  será complementado por contribuição posterior de investidores internacionais com a Telefônica já trabalhando para integrar a API ClimateTrade em tu.com, portal de comércio eletrônico, permitindo  clientes compensar  emissão de pedidos gratuitamente.

Moral da Nota: a Nozama, pioneira na digitalização da sustentabilidade, apresentou o Plastiks, NFT Não Fungível, incentivando empresas produtoras de plásticos em seu compromisso com o ambiente e se concentrando em embalagens de polipropileno, amplamente utilizadas na fabricação de descartáveis, com baixos  índices de recuperação e reutilização, premiando reciclagem e valorização de embalagens com o token Plastiks vinculando a atividade ao NFT em trabalho artístico. O projeto lançado pela startup orienta a conformidade das empresas com o cuidado ao ambiente, cumprindo lei  aprovada pela União Europeia estabelecendo que  empresas produtoras de plásticos devem se encarregar de coletar dados precisos na produção, bem como distribuição, reciclagem e valorização das embalagens que vão  ao mercado. O principal objetivo da Plastiks é conscientizar empresas e consumidores via blockchain, alcançando maior reciclagem que  será denominada NFT, com renda adicional por quilo de polipropileno reciclado, conforme seu design. Os NFTs podem ser coletados e serão amostra gráfica digital dos objetivos alcançados em termos de reciclagem, daí o resultado da Plastiks é duplo, promove sustentabilidade e respeito ao ambiente e, ao mesmo tempo,  promove a arte.