terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Segurança de dados

O USSF, Força Espacial dos EUA, e o Laboratório de Pesquisa da Força Aérea  escolheram a empresa blockchain Xage Security para desenvolver sistemas de segurança de dados. A Xage Security obteve contrato para fornecer proteção de dados ponta a ponta ao USSF, empregando a solução Xage Security Fabric, baseada em blockchain, informando, que o Xage Security Fabric tem plataforma unificada  protegendo os sistemas e removendo pontos únicos de entrada para que hackers não possam apagar as informações. O USSF pode verificar quem acessa os sistemas, garante que satélites continuem funcionar com segurança, mesmo com equipamento de solo offline, protege os dados até que sejam transferidos às unidades operacionais.

De acordo com a Universidade de Illinois, sistemas espaciais são infraestrutura e veículos que trabalham juntos realizando tarefas no espaço sideral, podendo ser satélites ou naves espaciais, uma vez que sistemas espaciais dependem de comunicação e posicionamento geográfico, crucial, que os dados enviados não possam ser comprometidos, daí, a razão da criação em 2020 do USSF para defender o espaço e adquirir sistemas espaciais militares. A blockchain desde 2019 é foco da DARPA, Defense Advanced Research Projects Agency, além do Departamento de Defesa dos EUA que supervisiona os ramos militares incluindo Força Aérea e USSF, focado na tecnologia ao conceder em março 2021 à Simba Chain, empresa blockchain sediada em Indiana, contrato para fornecer segurança à pesquisa e dados em desenvolvimento confidenciais. O CEO da Xage Security explica que a blockchain atende necessidades complexas do USSF que "requer aplicação descentralizada de segurança, estabelecendo resiliência de domínio espacial e consciência situacional objetiva nos ativos e elementos de dados. A solução Xage atende necessidades de sistemas complexos de infraestrutura crítica, agora, na Força Espacial, na forma de sistema de segurança espacial protegido por blockchain.”

Moral da Nota: a Marinha americana melhora a prontidão enquanto controla custos crescentes de manutenção e modernização, metas parecendo contraditórias, com a primeira tentativa nesse esforço permitindo aumento das taxas de caças a jato de capacidade para missões de menos de 50% para 80% em 2019. O programa marcou a primeira implementação das iniciativas Performance to Plan, P2P, e Naval Sustainment System, NSS, que aplicam melhores práticas da indústria comercial, criam comunicação e responsabilidade entre comandos suportados usando análise de dados identificando soluções. Expandiu os modelos para NSS-Estaleiro destinado aumentar taxas de manutenção pontual nos quatro estaleiros da Marinha e NSS, destinado a atender à cadeia de suprimentos que fornece peças de reposição à frota.