domingo, 10 de outubro de 2021

Emissão de carbono

Patente da VeChain Global Technology junto ao USPTO, Escritório de Marcas e Patentes da agência federal dos EUA, auxilia compensar emissão de carbono através de aplicativo que busca cadastrar métodos, dispositivos, nós blockchain além de sistema de registro e comercialização de carbono. Descreve método em obter dados relacionados ao comportamento do carbono em diferentes objetos e, convertê-los em correspondentes dados de carbono, posteriormente, as informações serão armazenadas em plataforma blockchain para negociação como transação. Um veículo elétrico, por exemplo, com ID exclusivo fornecerá dados de quantidade de energia elétrica consumida, dados, que serão comparados aos de veículo a combustão e determinará a “quantidade de emissão de carbono da linha de base”, BE, e através de contrato inteligente em execução na plataforma blockchain o proprietário do veículo será incentivado manter seu BE abaixo da média e, assim, receber crédito anexado ao seu ID. O crédito de carbono e a ID única à cadeia de blocos como transação, recebe pedido para compra de bem ou serviço com o crédito de carbono no nó da cadeia de blocos e, o executa com pelo menos um contrato inteligente na transação em cadeia de blocos conforme a solicitação, sendo que o valor da emissão de carbono será escrito como valor Hashed ao realizar operação Hash e transmitido à blockchain em armazenamento seguro. Em suma, os dados de uso são coletados por sensor IoT operacionalmente acoplado ao veículo elétrico e transmitidos ao nó da cadeia de blocos através de dispositivo de computação no veículo elétrico.

O documento apresentado ao USPTO afirma que gases efeito estufa são a principal causa do aquecimento global, portanto, a VeChain Global Technology criou esse método para implementar a “tecnologia de emissão de carbono”, cujo mecanismo tentará fornecer plataforma multifuncional confiável e à prova de violação, para que empresas armazenem seus dados de emissão de carbono, assim, reduzir a “confusão” nos registros de carbono sem intervenção de terceiros. A patente reivindica que o registro seguro e confiável dos dados de carbono pode ser alcançado e, de acordo com aspectos da presente divulgação, serão alcançados a implementação e o registro seguro e confiável ​​do comércio de carbono.

Moral da Nota: no âmbito geopolítico, a Austrália pede pensamento estratégico nas cadeias de valor de baterias buscando protegê-las fora da China, conforme pesquisa de segurança nacional avisando que a superpotência controla um “ponto de estrangulamento estratégico” nas cadeias de abastecimento global, podendo ser transformado em arma para ganhos políticos e econômicos. A QTN, Quad Tech Network, iniciativa do National Security College da Australian National University, lançou pesquisa sobre concentração de cadeias de valor de baterias alegando que representam risco à Austrália, à medida que aumenta sua importância com veículos elétricos e energia renovável. O relatório QTN exorta o país e o Quad, Japão, Índia e EUA, desenvolverem mecanismos cooperativos para mitigar risco e dividir o trabalho em cadeias de valor de baterias novas ou mais diversificadas, sendo que o papel da Austrália nesta nova dinâmica conforme o relatório, é ir além dos recursos upstream que domina entrando no processamento de material intermediário atualmente controlado pela China, com a Índia responsável pela fabricação sendo que os parceiros japoneses e americanos forneceriam capital, tecnologia e produtos finais. Tal mudança na atual cadeia de valor da bateria desloca a Austrália e Chile, fornecedores de quase todas matérias-primas na produção global, ao passo que a China domina refinamento e materiais ativos bem como metade do mercado de fabricação de células. O relatório do thinktank Perth USAsia Centre afirma que o domínio chinês no midstream da cadeia de valor da bateria, representa potenciais "pontos de estrangulamento" que seriam explorados em disputas comerciais e geopolíticas aumentando à medida que o foco muda à veículos elétricos e energia renovável com demanda global por baterias aumentando até 2030. Dentre os riscos políticos incluem protecionismo comercial, “arma de recurso” de retenção ou ameaça por governos do fornecimento em disputa diplomática e tensões crescentes nas relações externas da China. O relatório argumenta que a Austrália deve formar parcerias estratégicas nas cadeias de valor das baterias com países membros do Quad, que reconhecem a importância dos minerais críticos mas não têm acordos multilaterais dedicados em vigor, em linha com o lançamento em 2019 pelo governo australiano da Estratégia de Minerais Críticos reconhecendo risco de perturbação consequente a tensão geopolítica. A Commonwealth Scientific and Industrial Research, CSIRO, recomenda que a Austrália conecte o setor de mineração e manufatura extraindo processamento e refino de minerais essenciais para produtos de alto valor incluindo baterias, enquanto o QTN recomenda fazer isso como parte de aliança estratégica com parceiros Quad alinhando políticas nacionais e estabelecendo cadeias de valor de baterias seguras contidas no agrupamento dos quatro países.