O governo australiano mapeará cadeias de suprimento de tecnologias e materiais críticos como semicondutores, 5G, IA, cibersegurança e acesso ao espaço, áreas de cooperação, na primeira reunião presencial de líderes dos países 'Quad' ou Austrália, EUA, Índia e Japão sobre desenvolvimento, governança e utilização de tecnologia. Na declaração conjunta dos líderes, o governo australiano afirma compromisso positivo com cadeias de suprimentos resilientes, diversificadas e seguras de tecnologias críticas, reconhecendo importância de medidas e políticas governamentais de apoio transparente e orientado ao mercado.
Apelos na Austrália pedem diversificar seu papel além do fornecimento de recursos nas cadeias de suprimento de tecnologia, por razões econômicas e estratégicas, conforme o aumento da demanda por minerais essenciais em baterias e componentes de computador enquanto o refinamento e a produção estão em grande parte confinados na Ásia. Informativo da Casa Branca afirma que o foco será nos semicondutores e cadeia de suprimentos, mapeando capacidade, identificação de vulnerabilidades e reforço na segurança da cadeia de suprimentos. O mapeamento da cadeia de suprimentos, parte da cooperação dos quatro países em tecnologias críticas e emergentes, “garantirá como a tecnologia é projetada, desenvolvida, administrada e usada, moldada por valores compartilhados e respeito aos direitos humanos universais”.
Moral da Nota: a reunião lança os Princípios Quad sobre Design, Desenvolvimento, Governança e Uso de Tecnologia, princípios afirmativos que a tecnologia deve ser moldada por valores democráticos e respeito aos direitos humanos, que buscam “tornar a vida dos cidadãos mais segura, próspera e gratificante, abordando desafios compartilhados como crescimento equitativo, mudança climática, segurança energética e doenças pandêmicas”. Os líderes se comprometem com redes 5G e “além-5G” seguras, abertas e transparentes promovendo inovação e “fornecedores confiáveis”, além de “reconhecer papel dos governos na promoção de ambiente propício à diversificação 5G, facilitando cooperação público-privada demonstrando em 2022 escalabilidade e cibersegurança da tecnologia aberta baseada em padrões”. Serão estabelecidos grupos de contato 'Quad' específicos do setor para comunicações avançadas e IA auxiliando desenvolvimento de padrões e conduzam pesquisas de pré-padronização, além de grupo cibernético sênior Quad com especialistas que se reunirão para melhorar adoção e implementação de padrões cibernéticos compartilhados, Programas, construção de forças de trabalho, promovendo “escalabilidade e cibersegurança de infraestrutura digital segura e confiável”. Os quatro países concordaram em compartilhar dados e análises de satélite de observação da Terra sobre riscos das mudanças climáticas, uso sustentável dos oceanos e recursos marinhos. A manufatura espacial e sua capacidade é setor que as nações quádruplas querem mais diversidade, trabalhando em mais capacitação em domínios relacionados ao espaço em outros países do Indo-Pacífico, sendo que o Quad promoverá consultas sobre normas, diretrizes, princípios e regras ao ambiente do espaço sideral. Por fim, foi anunciada uma Quad Fellowship com países e empresas privadas para financiar 100 bolsas de pós-graduação em ciência, tecnologia, engenharia e matemática.