terça-feira, 6 de julho de 2021

Certificação empresarial

Na busca por combater falsificação de certificados o Catalunha Institute of Construction Technology, ITEC, aplica blockchain e IoT na certificação de negócios. O acordo com a empresa Signeblock para aplicação blockchain nos serviços de certificação empresarial, no cumprimento da legislação e padrões de fabricação nacionais e Europeus no setor da construção, combate falsificação dos  certificados estabelecendo fluxo de rastreabilidade e transformando-os em portadores blindados de suas informações. Em comunicado explica que trata-se de  prevenção de fraudes que se dá com a modificação de certificados e “Contribui para a transparência na emissão dos autênticos, com total segurança jurídica”.O objetivo do ITEC é geração e transferência de informação com prestação de serviços tecnológicos, melhorando competitividade dos agentes do setor da construção, profissionais, empresas e entidades.

Sobre a blockchain relacionada a situação global pela pandemia, o NEM Group Limited destacou benefícios da tecnologia que oferece agilidade, proteção e confiança. Considerando o pós pandemia que alguns chamam de "novo normal", o Diretor de Desenvolvimento de Negócios da NEM Group Limited explica que “tanto em processos simples como assinatura de contratos, procedimentos notariais e certificações acadêmicas, quanto em operações complexas como transações, folha de pagamento e acompanhamento de pacientes, a Blockchain é a única alternativa  capaz de oferecer agilidade, proteção e confiança à processos nesta nova normalidade”. O NEM é blockchain de ativos inteligentes construída do zero para desempenho de nível corporativo, através de plataforma para gerenciar diferentes tipos de ativos como moedas digitais, cadeias de suprimentos, notarizações, registros de propriedade e etc, exposta por interface de desenvolvimento implementando solução blockchain através de APIs. Já o NEM Group Limited busca apresentar, educar e promover a plataforma blockchain da NEM à indústrias e instituições em escala internacional, apoiada por rede internacional com experiência em TI, empreendedorismo, processos de negócios, comércio, desenvolvimento de bens e ativos, gestão internacional e academia. Ressaltam que ao garantir imutabilidade e inalterabilidade de registros, a Blockchain oferece segurança, agilidade e transparência nos processos que agora, mais do que nunca, devem ser expressos digitalmente. No cenário pós pandemia relatam aplicabilidade blockchain no melhor monitoramento e rastreamento de qualquer processo farmacêutico, incluindo pessoas infectadas, Certificações acadêmicas, Distribuição de dinheiro em grande escala, ou, pagamentos vívidos, Moedas digitais nos bancos centrais tornando o processo mais rápido ecológico e higiênico, o Timestamps em coisas virtuais, por exemplo, auxílio à atividades dos funcionários e tempos de execução e, por fim, Contratos inteligentes agilizando modo de fazer negócio ou contrato dispensando intermediário, a custo reduzido, com procedimentos acelerados gerando experiência satisfatória de usuário.

Moral da Nota: o ITEC, Instituto de Tecnologia da Construção da Catalunha, é fundação privada sem fins lucrativos que realiza pesquisas, projetos e desenvolvimento de produtos e serviços de base tecnológica no setor da construção, criado em 1978, e inscrito no Registro de Fundações da Generalitat da Catalunha. A Signeblock é empresa especializada na transformação digital de empresas através de tecnologias como IoT, IA, Blockchain, Cloud e Data Analytics. O NEM explicou que “Embora a adoção Blockchain nos processos governamentais, institucionais e industriais ganhou espaço nos últimos anos, a massificação ocorre lentamente. No entanto, medidas de isolamento tomadas devido à pandemia aceleraram a transformação digital prevista com o surgimento da nova tecnologia ” e, concluem que, “a aplicação de medidas sanitárias obrigaram a atuar de forma virtual com funcionários trabalhando em casa e procedimentos diários que precisavam ser acoplados desde o confinamento, evidenciando, não apenas o risco  exposto pelo vazamento de informações, mas o desafio a ser enfrentado na implementação rápida de soluções tecnológicas ágeis, eficientes, autônomas e inclusivas, proporcionnado confiança ”.