A SIMBA Chain, plataforma de contratos inteligentes em nuvem, renovará a cadeia de suprimentos das Forças Armadas dos EUA após receber bolsa de pesquisa de US$ 1,5 milhão do US Office of Naval Research. O projeto se responsabilizará por desenvolver solução blockchain permitindo detecção de demanda à peças críticas de armamento militar, sendo que o sensoriamento de demanda é técnica de previsão na logística da cadeia de suprimentos processando informações em tempo real e prevendo demanda com precisão e antecedência. O foco é o caso de uso no Boeing F/A-18 Hornet, caça cuja primeira variante introduzida foi na década de 1980 e constitui espinha dorsal da marinha americana, sendo que a rede SIMBA iniciou operações na estação aérea naval em Jacksonville, Flórida, trabalhando em conjunto com a Naval Enterprise Sustainability Technology Team, NESTT. O líder do projeto NESTT explica que o programa de Pesquisa de Inovação em Pequenas Empresas da Marinha, SBIR, recebeu US$ 30 milhões em 2020 para desenvolver inovações tecnológicas aumentando a prontidão militar.
A Rede SIMBA foi desenvolvida em 2017 pela Indiana Technology and Manufacturing Companies e pela University of Notre Dame, resultado de bolsa de pesquisa concedida pela Defense Advanced Research Projects Agency, DARPA, advindo em consequência, contratos com a DARPA, Departamento de Energia e Departamento de Defesa. A SIMBA Chain obteve o contrato de fase II da Small Business Innovation Research, SBIR, em que construirá sistema de detecção de demanda que anteciparia necessidade de peças de armamento militar. A Defense Logistics Agency, agência de apoio de combate do Departamento de Defesa dos EUA, buscará reduzir problemas de interrupção e ameaças à operações de engenharia e manutenção. O contrato do Projeto ALAMEDA, para Registro de Autenticidade de Acesso a Dados Militares Auditáveis, começou em janeiro e será conduzido no Fleet Readiness Center Southeast na Naval Air Station em Jacksonville, Flórida. O SIMBA trabalhou em um projeto de fase 1 na base aérea focado na cadeia de suprimentos Boeing F/A-18 Hornet.
Moral da Nota: a Blockchain é adequada à resolver pontos complexos da cadeia de suprimentos permitindo mecanismo descentralizado ao registro de transações irrecusáveis, tornando o bot de dados imutável e auditável e à prova de violação uma vez escrito. O Naval Air Systems Command, NAVAIR, fornece suporte material para aeronaves e sistemas de armas à marinha e com a blockchain rastreará peças ao longo de seu ciclo de vida de modo eficiente e econômico em relação aos métodos atuais. Atualmente com os sistemas existentes, após a entrega, as peças são rastreadas através de processo em papel e registradas manualmente em banco de dados e com a pesquisa; espera mudar os processos da Naval Aviation Enterprise ao blockchain autorizado. Os parceiros desenvolverão estrutura conceitual à sistema de cadeia de suprimentos blockchain que forneça visibilidade e segurança, sendo que a prova de conceito será cadeia permitida com mecanismo de consenso que, segundo o NAVAIR, exige menos poder de computação que sistemas de prova de trabalho usados por protocolos como o bitcoin. No entanto, há problemas a serem superados como da cadeia de suprimentos distribuída aumentando a vulnerabilidade a ataques externos, portanto, a segurança cibernética é uma área vital de enfoque.
Em tempo: o braço de inovação da marinha dos EUA trabalha para testar o potencial blockchain trazendo segurança adicional aos seus sistemas de impressão 3D sendo que o teste, liderado pelo Conselho Consultivo de Inovação Naval, usará blockchain formando uma camada de compartilhamento de dados entre os vários sites de impressão 3D da marinha.